O Portugal Fintech Report 2023, o principal relatório sobre o ecossistema fintech em Portugal foi apresentado esta manhã, com uma análise de um sector que já levantou mais de 1,1 mil milhões de euros em investimento até à data.
Segundo a Portugal Fintech, o “amadurecimento do ecossistema fintech português resultou em nove rondas e 65 milhões de euros em 2023”.
O relatório destaca as rondas de investimento executadas este ano, “que evidenciam o surgimento de scale ups nacionais, mas também a maior pressão nos novos players com rondas de investimento de menor dimensão. Este amadurecimento do ecossistema resulta em 9 rondas e 65 milhões de euros em 2023”.
A sétima edição do Portugal Fintech Report demonstra que um terço do capital levantado no ecossistema fintech vai para insurtech em 2023 e que o vertical já representa um quinto do ecossistema nacional de fintechs.
O Portugal Fintech Report retrata anualmente o ecossistema, passando pelas principais soluções que têm vindo a atuar e as que foram criadas durante o último ano, as últimas tendências, estatísticas de investimento, talento e colaboração. Este ano, o relatório inclui ainda um capítulo inteiramente dedicado a Generative AI (Inteligência Artificial).
“O relatório destaca as rondas de investimento executadas este ano, que evidenciam o surgimento de scale ups nacionais, mas também a maior pressão nos novos players com rondas de investimento de menor dimensão”, avança em comunicado a Portugal Fintech.
A Fintech House convidou o CEO da Rauva, Jon Fath, para participar no evento depois de, em 2022, a Rauva ter sido reconhecida como uma das empresas emergentes no relatório para contar a experiência da fintech que acaba de adquirir o Banco de Empresas Montepio. “After acquiring a banking license, what is next?” foi o tema da live interview do fundador da app especializada em simplificar as finanças de pequenas e médias empresas (PME) e empreendedores e já tem 20 mil interessados, garante a startup.
“O Portugal Fintech Report mostra como entramos agora numa fase com fintech nacionais em todos os estágios, de startup a scale up. O desafio agora é como garantir que continuamos a alimentar este funil e acima de tudo, como é que garantimos que as fitntech existentes tiram proveito de revoluções como o generative AI, destacado num capítulo do report” , destaca João Freire de Andrade, Presidente da Portugal Fintech no comunicado.
“Após a primeira edição, A Portugal Fintech anunciou também a abertura 2ª edição da Fintech House Scholarship 2024, para novas fintechs. As 5 scholarships dão acesso a espaço de escritório, a uma nova rede de mentores e consultoria especializada para levantamento de capital e desenvolvimento de produto”, explica a Portugal Fintech.
“Num contexto de incerteza e imprevisibilidade, queremos garantir que as Fintech House Scholarships continuam a alimentar o ecossistema com novos players mais sólidos e preparados. Montamos um produto diferenciador e acima de tudo, focado no sector financeiro.”, refere na nota Mariana Gorjão Henriques, Head da Fintech House.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com