A procura por rede elétrica em Sines tem vindo a aumentar com os inúmeros projetos industriais previstos para a próxima década na região.
Um total de 17 projetos de 12 entidades está interessada em ligar-se à rede elétrica nacional em Sines, num total de 4,9 GVA. Destes projetos, nove são projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN). As entidades prestaram cauções no valor de 63 milhões de euros.
“No quadro da transição energética, a realização de novos investimentos industriais estratégicos em Portugal tem gerado uma procura excecional de atribuição de capacidade de ligação à rede para instalações de consumo de energia elétrica na zona de Sines”, segundo comunicado do Ministério do Ambiente.
“O Decreto-Lei n.º 80/2023, de 6 de setembro, reconhece a área territorial de Sines como Zona de Grande Procura, sujeita a um procedimento excecional de atribuição de capacidade de ligação à rede. Este procedimento visa assegurar as condições necessárias para a concretização dos projetos industriais estratégicos, dando previsibilidade aos investidores, garantindo o planeamento atempado da rede elétrica nacional e permitindo também a gestão eficaz da capacidade de rede ociosa”, acrescenta.
A tutela faz referência ao famoso “despacho do bar aberto”, nas palavras de Afonso Salema, ex-CEO do centro de dados da Startcampus em Sines, no despacho de indiciação do Ministério Público (MP) no caso Influencer.
Estes são os 17 projetos que querem ligar-se à rede:
-3 projetos das Águas de Santo André
-2 projetos da StartCampus
-1 projeto da CALB
-1 projeto da GreenH2Atlantic
-1 projeto da Iberdrola
-1 projeto da MadoquaPower2X
-1 projeto da MadoquaNH3
-1 projeto da Petrogal
-2 projetos da Repsol
-1 projeto da Smartenergy
-1 projeto da WINPTX
-2 projetos da H2GreenSteel
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com