Vários investigadores escreveram uma carta ao conselho de administração da OpenAI, antes da saída do CEO Sam Altman. Na carta os investigadores expressaram a sua preocupação com a direção sobre uma poderosa descoberta relacionada com a Inteligência Artificial (IA), que pode colocar em risco a humanidade, segundo avança a ‘Reuters’.
Segundo o que a ‘Reuters’ conseguiu apurar, a carta levantava preocupações sobre um projeto chamado Q*, que pode representar um passo importante no desenvolvimento da IA geral. Este é um conceito que a empresa define como sistemas autónomos que superam os seres humanos nas tarefas mais valiosas economicamente.
Com recurso a vastos recursos computacionais, o novo modelo foi capaz de resolver certos problemas matemáticos, segundo revelou uma fonte da ‘Reuters’, que sublinhou que apesar do modelo resolver apenas problemas matemáticos ao nível de secundário, a sua performance deixou os investigadores muito otimistas quando ao futuro sucesso do Q*.
Os signatários da carta consideram que a matemática é uma fronteira do desenvolvimento da IA generativa, que atualmente já adquiriu uma boa capacidade de escrita e de tradução. A conquista da matemática implica que a IA teria capacidades de raciocínio semelhantes ou superiores às dos humanos.
Depois do envio desta carta, o CEO saiu da empresa. Segundo a ‘Reuters’ esta carta deve ter despoletado na administração da OpenAI a vontade de demitir Sam Altman.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com