O ‘stock’ total de crédito à habitação caiu em outubro 1% para 99 mil milhões de euros, face a outubro de 2022, resultado das amortizações antecipadas e do abrandamento da procura, disse hoje o Banco de Portugal (BdP).
Segundo dados do BdP, o total de empréstimos a particulares caiu 1,6% em outubro para 127,9 mil milhões de euros, face ao mesmo mês de 2022. Já de setembro para outubro, o montante ficou praticamente igual, com uma evolução de -0,08%.
Quanto ao crédito à habitação, o ‘stock’ total era em final de outubro de 99 mil milhões de euros, menos 1% face a outubro de 2022.
O BdP disse que “este decréscimo reflete, por um lado, o aumento das amortizações antecipadas e, por outro, o abrandamento na procura de crédito à habitação”.
Com o aumento das taxas de juro a agravar o valor dos empréstimos, muitos clientes têm decidido usar poupanças para amortizar antecipadamente créditos (parcial ou totalmente) poupando assim no valor a pagar em juros.
Em relação a setembro, a variação do ‘stock’ de crédito à habitação foi de -0,16%.
Por fim, o total de empréstimos ao consumo era de 21,1 mil milhões de euros em outubro, mais 3,5% do que em outubro de 2022. Face a setembro a variação foi de 0,41%.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com