[weglot_switcher]

Alcochete é a escolha recomendada ao Governo para o novo aeroporto de Lisboa

De acordo com os estudos efetuados pela CTI, Alcochete é a opção que reúne a preferência desta Comissão, avança a SIC Notícias e a CNN Portugal. Caberá ao Governo aceitar ou não essa recomendação.
novo aeroporto Alcochete
5 Dezembro 2023, 12h20

A revelação só será feita ao início da tarde mas a CNN Portugal e a SIC Notícias avançaram ao final da manhã que Alcochete é a escolha da Comissão Técnica Independente para a escolha de localização do novo aeroporto de Lisboa. De resto esta será a solução com a classificação mais elevada

Como recordou o JE a 26 de abril, o Campo de Tiro de Alcochete foi a localização escolhida pelo Governo de José Sócrates em 2009. No entanto, este projeto nunca saiu do papel, tendo sido interrompido na altura devido à crise económica.

Note-se que esta opção prevê duas pistas, com a capacidade para 80 movimentos por hora e possibilidade de expansão até quatro pistas. 5.550 pessoas expostas ao ruído. Fica a 40 quilómetros de Lisboa, cerca de 40 minutos. Sem ferrovia. Inicialmente, previa a construção da terceira travessia sobre o Tejo para a ligação ferroviária. Uma das vantagens é que os terrenos pertencem ao Estado.

Fernando Santo, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, defendeu em conferência organizada pelo JE no final de novembro que Alcochete tem todas as condições para ser complementar da Portela, “até ao dia em que quiserem que seja um aeroporto único”. “O único território que tem possibilidade de fazer quatro pistas, porque elas têm de estar afastadas 1,5 quilómetros é Alcochete. Tem todas as condições para ser desenvolvido um aeroporto complementar da Portela, até ao dia em que quiserem que seja um aeroporto único, mas isso será o tempo e será aquilo que for a evolução dos transportes aéreos a dizê-lo”, referiu.

Esta terça-feira, a Comissão Técnica Independente para o estudo da localização do novo aeroporto de Lisboa revela a sua recomendação.

Sete localizações e nove opções estratégicas foram as escolhas anunciadas esta semana pela CTI para a possível localização do novo aeroporto de Lisboa. No entanto, a última palavra caberá sempre ao Governo. Das 17 opções que estavam em estudo, foram alvo de estudos mais aprofundados as cinco propostas pela resolução do Conselho de Ministros mais quatro opções que foram adicionadas pela CTI. Mantêm-se assim as cinco propostas avançadas pelo Governo: Aeroporto Humberto Delgado + Montijo; Montijo + Aeroporto Humberto Delgado; Campo de Tiro de Alcochete; Aeroporto Humberto Delgado + Santarém e Santarém. Além destas propostas, foram adicionadas: Aeroporto Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete; Pegões; Aeroporto Humberto Delgado + Pegões e Rio Frio + Poceirão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.