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Os chumbados. Montijo e Santarém fora das opções dos peritos

Razões aeronáuticas e ambientais, bem como por razões económicas foram invocadas pelo grupo de peritos independentes para chumbar Montijo e Santarém.
5 Dezembro 2023, 16h06

As localizações Montijo e Santarém ficaram de fora das escolhas da Comissão Técnica Independente (CTI).

“Soluções inviáveis para um hub intercontinental”, segundo o relatório das conclusões da CTI.

“Aeroporto Humberto Delgado + Montijo ou Montijo hub – por razões aeronáuticas e ambientais, bem como por razões económicas devido à sua capacidade limitada” pode-se ler no documento.

“Aeroporto Humberto Delgado + Santarém ou Santarém – por razões aeronáuticas (de navegação aérea)”, acrescenta.

A CTI escolheu o Campo de Tiro de Alcochete como a melhor localização para instalar o novo aeroporto da região de Lisboa. A opção Vendas Novas ficou na segunda posição.

Recorde-se que a CTI está a avaliar nove opções estratégicas:

Cinco escolhidas pelo Governo

– Montijo + Portela

– Portela + Montijo

– Campo de Tiro de Alcochete

– Portela + Santarém

– Santarém

Mais quatro opções estratégicas em análise:

– Campo de Tiro de Alcochete + Portela

– Portela + Vendas Novas

– Vendas Novas

– Rio Frio / Poceirão

 

1 – Montijo + Portela

Esta opção prevê três pistas, com uma capacidade de 80 movimentos por hora (60 no Montijo, 20 em Lisboa). Fica a 26 kms de Lisboa por estrada, sem ferrovia. 713 mil pessoas expostas ao ruído.

2 – Portela + Montijo

Esta opção visa manter as companhias de bandeira em Lisboa e as low cost na Base Aérea nº6 no Montijo. Esta opção visa uma pista em cada margem do Tejo (48 + 26 movimentos), ficando a 26 kms de Lisboa, cerca de 30 minutos. 713 mil pessoas expostas ao ruído, segundo os dados da CTI.

3 – Campo de Tiro de Alcochete

Esta foi a localização escolhida pelo Governo de José Sócrates em 2009, mas o projeto nunca saiu do papel, tendo sido interrompido na altura devido à crise económica. Esta opção prevê duas postas, com a capacidade para 80 movimentos por hora e possibilidade de expansão até quatro pistas. 5.550 pessoas expostas ao ruído. Fica a 40 kms de Lisboa, cerca de 40 minutos. Sem ferrovia. Inicialmente, previa a construção da terceira travessia sobre o Tejo para a ligação ferroviária. Uma das vantagens é que os terrenos pertencem ao Estado.

4 – Portela + Santarém

Um total de duas pistas, com 20 movimentos por hora na Portela, e 40 em Santarém., capacidade de expansão para um total de três pistas em Santarém. 567 mil pessoas afetadas pelo ruído. Fica a 90 kms de Lisboa, uma hora de distância por estrada. Proximidade à ferrovia que conta com 93 movimentos por dia, fica a 1h20 de Lisboa. Com alta velocidade prevista no PNI 2030 e PFN ficaria a 30 minutos de distância da capital. Terrenos em Santarém pertencem a privados.

5 – Santarém

Um total de duas pistas com possibilidade de expansão para três com capacidade para 60 movimentos por hora. Proximidade à linha ferroviária do Norte: tempo de distância atual de 1h20 minutos; tempo de distância com obras previstas no PNI 2030 e PFN de 30 minutos. Fica a 90 kms de Lisboa, uma hora de distância de automóvel. 11 mil pessoas afetadas por ruído. Terrenos pertencem a privados.

 

6 – Campo de Tiro de Alcochete + Portela

Uma pista em cada um dos lados do Tejo, com capacidade para 40 + 20 movimentos por hora e capacidade de expansão.564 mil pessoas afetadas por ruído. Distância de 40 kms, 40 minutos, por automóvel da capital. Sem ferrovia atual, mas ficaria a 22 minutos de Lisboa com a terceira travessia do Tejo.

 

7 – Portela + Vendas Novas

Esta opção conta com duas pistas, com uma capacidade de movimento/hora de 20 + 40 aeronaves na Portela e em Vendas Novas, respetivamente, e com capacidade de expansão. Na área residem mais de 560 mil pessoas. A opção fica a 70 km de Lisboa, 49 minutos. Por ferrovia, o tempo atual está em 59 minutos mas com a alta velocidade o tempo fica reduzido a 19 minutos.

8-  Vendas Novas

ESta opção fica a 70 km de Lisboa, 48 minutos. Conta com duas pistas, com uma capacidade movimentos/hora de 80 aeronaves, com capacidade de expansão até quatro pistas. A ferrovia conta agora com 59 minutos até Lisboa, mas o objetivo é atingir os 19 minutos com alta velocidade. A população local atinge as 1.230 pessoas.

 

 

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