[weglot_switcher]

OFICIAL. Alcochete foi escolhido para novo aeroporto de Lisboa

O aeroporto de Lisboa continua a funcionar enquanto Alcochete estiver em construção. Quando for inaugurado, com duas pistas, encerra o de Lisboa.
5 Dezembro 2023, 15h43

A Comissão Técnica Independente (CTI) concluiu que a localização de Alcochete é a melhor para receber o novo aeroporto da região de Lisboa.

O grupo de peritos independentes considera que o Campo de Tiro de Alcochete, da Força Áerea, é o local mais adequado para substituir o aeroporto Humberto Delgado.

A escolha da CTI como a “solução com mais vantagem para um hub intercontinental” foi o Aeroporto Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete.

No entanto, quando abrir o aeroporto de Alcochete com duas pistas, o aeroporto de Lisboa encerra.

Esta opção prevê duas pistas, com a capacidade para 80 movimentos por hora e possibilidade de expansão até quatro pistas. 5.550 pessoas expostas ao ruído. Fica a 40 kms de Lisboa, cerca de 40 minutos. Sem ferrovia. Inicialmente, previa a construção da terceira travessia sobre o Tejo para a ligação ferroviária. Uma das vantagens é que os terrenos pertencem ao Estado.

“O Campo de Tiro de Alcochete é um espaço público, e está mais próximo de Lisboa. Vendas Novas envolve expropriações”, afirmou a líder da CTI Maria do Rosário Partidário.

A responsável recordou o processo de construção do atual aeroporto de Lisboa na década de 40. “Haviam dois locais: Campo Grande e Portela. Achavam que a Portela era a melhor solução, mas que era muito longe do centro da cidade. A distância é relativa e vai mudando ao longo do tempo”.

Entre 6 de dezembro e 19 de janeiro vai ter lugar o período de consulta pública e institucional no portal Aeroparticipa.pt

Recorde-se que a CTI está a avaliar nove opções estratégicas:

Cinco escolhidas pelo Governo

– Montijo + Portela

– Portela + Montijo

– Campo de Tiro de Alcochete

– Portela + Santarém

– Santarém

Mais quatro opções estratégicas em análise:

– Campo de Tiro de Alcochete + Portela

– Portela + Vendas Novas

– Vendas Novas

– Rio Frio / Poceirão

 

1 – Montijo + Portela

Esta opção prevê três pistas, com uma capacidade de 80 movimentos por hora (60 no Montijo, 20 em Lisboa). Fica a 26 kms de Lisboa por estrada, sem ferrovia. 713 mil pessoas expostas ao ruído.

2 – Portela + Montijo

Esta opção visa manter as companhias de bandeira em Lisboa e as low cost na Base Aérea nº6 no Montijo. Esta opção visa uma pista em cada margem do Tejo (48 + 26 movimentos), ficando a 26 kms de Lisboa, cerca de 30 minutos. 713 mil pessoas expostas ao ruído, segundo os dados da CTI.

3 – Campo de Tiro de Alcochete

Esta foi a localização escolhida pelo Governo de José Sócrates em 2009, mas o projeto nunca saiu do papel, tendo sido interrompido na altura devido à crise económica. Esta opção prevê duas postas, com a capacidade para 80 movimentos por hora e possibilidade de expansão até quatro pistas. 5.550 pessoas expostas ao ruído. Fica a 40 kms de Lisboa, cerca de 40 minutos. Sem ferrovia. Inicialmente, previa a construção da terceira travessia sobre o Tejo para a ligação ferroviária. Uma das vantagens é que os terrenos pertencem ao Estado.

4 – Portela + Santarém

Um total de duas pistas, com 20 movimentos por hora na Portela, e 40 em Santarém., capacidade de expansão para um total de três pistas em Santarém. 567 mil pessoas afetadas pelo ruído. Fica a 90 kms de Lisboa, uma hora de distância por estrada. Proximidade à ferrovia que conta com 93 movimentos por dia, fica a 1h20 de Lisboa. Com alta velocidade prevista no PNI 2030 e PFN ficaria a 30 minutos de distância da capital. Terrenos em Santarém pertencem a privados.

5 – Santarém

Um total de duas pistas com possibilidade de expansão para três com capacidade para 60 movimentos por hora. Proximidade à linha ferroviária do Norte: tempo de distância atual de 1h20 minutos; tempo de distância com obras previstas no PNI 2030 e PFN de 30 minutos. Fica a 90 kms de Lisboa, uma hora de distância de automóvel. 11 mil pessoas afetadas por ruído. Terrenos pertencem a privados.

 

6 – Campo de Tiro de Alcochete + Portela

Uma pista em cada um dos lados do Tejo, com capacidade para 40 + 20 movimentos por hora e capacidade de expansão.564 mil pessoas afetadas por ruído. Distância de 40 kms, 40 minutos, por automóvel da capital. Sem ferrovia atual, mas ficaria a 22 minutos de Lisboa com a terceira travessia do Tejo.

 

7 – Portela + Vendas Novas

Esta opção conta com duas pistas, com uma capacidade de movimento/hora de 20 + 40 aeronaves na Portela e em Vendas Novas, respetivamente, e com capacidade de expansão. Na área residem mais de 560 mil pessoas. A opção fica a 70 km de Lisboa, 49 minutos. Por ferrovia, o tempo atual está em 59 minutos mas com a alta velocidade o tempo fica reduzido a 19 minutos.

8-  Vendas Novas

ESta opção fica a 70 km de Lisboa, 48 minutos. Conta com duas pistas, com uma capacidade movimentos/hora de 80 aeronaves, com capacidade de expansão até quatro pistas. A ferrovia conta agora com 59 minutos até Lisboa, mas o objetivo é atingir os 19 minutos com alta velocidade. A população local atinge as 1.230 pessoas.

 

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.