O presidente da Câmara de Santarém mostrou ser contra a recomendação da Comissão Técnica Independente para a escolha do novo aeroporto de Lisboa. Para Ricardo Gonçalves, Alcochete não deveria ser considerado devido ao “ponto seis do relatório da NAV”, como referiu várias vezes na RTP3 esta quarta-feira.
“Santarém toca ligeiramente no espaço aéreo de Tancos. Alcochete está no meio do espaço aéreo restrito da base aérea do Montijo. Toca muito mais que a de Santarém, mas por causa dessa regra fomos excluídos”, apontou o autarca após ter sido conhecida a decisão da CTI.
“Para Santarém não existem pressupostos de simplificação e facilitação do que estão a fazer para Alcochete. Tem de se perguntar à CTI porque há medidas de facilitação para que a solução de Alcochete seja beneficiada com pressupostos de avaliação”, atirou Ricardo Gonçalves.
“Próximo de Alcochete há as áreas restritas do Montijo, Alverca e Vendas Novas. Mas isso não contou. Lembro que Tancos não é área restrita”, continuou.
Questionado sobre se ficar a 80km de distância da capital não foi um dos critérios de exclusão, o presidente da Câmara de Santarém adianta que esse fator “está mais relacionado com o tempo que se leva a percorrer as distâncias e não com as distâncias em si”.
Citando ainda o ponto seis do relatório, o autarca evidencia a “falta de dados concretos e precisos do que concerne os dados das pistas, dados fotográficos, que não permitiu uma avaliação exaustiva em conformidade com o estabelecido no regulamento vigente”.
Ricardo Gonçalves deixa mesmo uma acusação: “NAV diz que fez um documento de forma ligeira e não cumpriu todos os pressupostos”. “Alguém vai ter de explicar isto às pessoas de Santarém e Portugal. Há poucos pressupostos que também vimos que não estão em conformidade”.
O presidente da Câmara fala mesmo numa “avaliação tendenciosa”. “Alcochete vai ter um aeroporto maior que o de Frankfurt. Será faraónico, como Portugal gosta sempre de pensar”.
Ainda assim, o autarca deixou questões. “Quem paga esta nova solução? Quem paga a nova travessia e as ligações? Quem faz? Bate tudo certo no excel”, atirou na entrevista à “RTP3”.
O autarca admite ter esperado “muito mais desta Comissão Técnica Independente”, lamentando ter verificado “questões em que quiseram que Santarém fosse prejudicado”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com