Os conselhos de administração das empresas estão a investir cada vez mais em tópicos relacionados com as pessoas (avaliação, pesquisa, governance). Contudo, 51% dos inquiridos num relatório sobre a eficácia dos conselhos admitem que ainda não dispõem de processos de avaliação formais.
Esta é uma das cinco principais conclusões do estudo “The Importance of Effective Boards”, realizado pela Odgers Berndtson Board Solutions.
De acordo com o relatório da empresa do Grupo Odgers Berndtson Portugal, na área de Boards e Corporate Governance, “a eficácia dos Conselhos de Administração é um tema importante e está a tornar-se ainda mais relevante tendo em conta os desafios futuros que se colocam”. Os dados recolhidos junto de 117 chairs, CEOs e administradores nacionais de 12 sectores permitiram concluir que 82% dos conselhos de administração entendem que o papel dos boards vai ser cada vez maior no futuro, dados os desafios estratégicos das suas organizações, apesar de somente 19% estão a funcionar com elevados níveis de eficácia.
O documento refere, também, que a “eficácia dos Conselhos de Administração está diretamente ligada ao desempenho organizacional, com as organizações de elevado desempenho a registaram uma eficácia 41% superior à das organizações abaixo da média”, e ainda, que “existe um consenso sobre o papel e propósito do Conselho de Administração. No entanto, a maioria das empresas não tem processos formais que suportem essas aspirações”.
Por fim, o estudo sublinha que “não existe uma solução única para a eficácia do Conselho de Administração”, mas sim “exemplos de boas práticas em vários setores, dimensões e estruturas de empresas”.
Nuno Fernandes, Managing Partner Odgers Berndtson Board Solutions, entende que o estudo “apresenta um retrato revelador da eficácia dos Conselhos de Administração em Portugal”.
“Embora apenas 19% dos Boards estejam a operar no auge da sua eficácia, há uma notável prontidão percebida para enfrentar os desafios futuros. A correlação direta entre a eficácia dos Conselhos de Administração e o desempenho organizacional destaca a importância crítica de uma liderança sólida. A nossa mensagem é clara: aprimorar a eficácia dos Conselhos de Administração é uma jornada vital para enfrentar os desafios estratégicos de futuro das organizações. À medida que os Boards se preparam para o futuro, a constante procura por melhores práticas, e a implementação de processos formais, serão essenciais para uma governança sólida e adaptável,” acrescenta o mesmo responsável.
“Este estudo ressalva que, à medida que os desafios do futuro se aproximam no horizonte corporativo, aprimorar a eficácia dos Conselhos de Administração torna-se uma prioridade inegável. A procura pela excelência governativa, impulsionada por práticas adaptáveis e processos formais, é a chave para não apenas enfrentar, mas prosperar diante das complexidades que se apresentam” explica, ainda, Nuno Fernandes, citado numa nota emitida a propósito da divulgação do estudo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com