[weglot_switcher]

Chinesa BYD destrona Tesla nas vendas globais de carros elétricos

A companhia chinesa conseguiu liderar no último trimestre do ano, mas a corrida global na totalidade de 2023 foi vencida por Elon Musk.
3 Janeiro 2024, 09h21

A chinesa BYD destronou a Tesla na venda de carros elétricos a nível global no quarto trimestre de 2023.

A companhia norte-americana conseguiu reter a liderança na totalidade do ano, mas este foi o primeiro trimestre em que os chineses conseguiram a dianteira e pode ser um marco na ascensão global da BYD.

A Tesla vendeu um total de 1,8 milhões de automóveis 100% elétricos em 2023, face aos 1,6 milhões vendidos pela concorrente chinesa.

No último trimestre, a norte-americana vendeu 484 mil veículos, um recorde, mas a BYD liderou com 526 mil unidades vendidas, segundo a “BBC”.

As vendas ficaram abaixo dos dois milhões de veículos que Elon Musk ambicionava vender em 2023, ano que ficou marcado por cortes nos preços dos Tesla para ganhar escala nas vendas. No entanto, ficaram acima do esperado pelos analistas, tendo disparado 20% face a período homólogo.

Já a BYD vendeu mais de três milhões de veículos na totalidade, incluindo 100% elétricos e híbridos.

A companhia fundada em 1995 na cidade de Shenzen, no sul da China junto a Hong Kong, começou por fabricar baterias para telemóveis e computadores e outros aparelhos eletrónicos. Depois, arrancou com o fabrico de carros elétricos tendo a vantagem de de produzir as suas baterias, que é um dos componentes mais caros do veículo elétrico, com os seus concorrentes a terem de comprar a terceiros este componente.

Esta vantagem permitiu à empresa reduzir preços no final de 2023, aumentando as vendas em 70% em dezembro.

“À medida que a BYD acelera, é mais uma prova da competitividade do mercado de carros elétricos, e de como vai ser difícil à Tesla voltar à liderança”, disse a analista da Hargreaves Lansdown Susannah Streeter.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.