[weglot_switcher]

Ações da Maersk sobem depois da empresa parar novamente o tráfego pelo mar Vermelho

As ações da empresa dinamarquesa registam um segundo dia de ganhos consecutivo, tendo terminado o dia de hoje com um ganho de 5,1%, depois de ter decidido para, novamente, o tráfego pelo mar Vermelho, por razões de segurança.
3 Janeiro 2024, 18h00

A companhia de navegação Maersk registou a segunda sessão consecutiva de ganhos, depois de ter tomado a decisão de voltar a suspender o tráfego pelo mar Vermelho, por razões de segurança. De acordo com a ‘CNBC’, os investidores consideram a sua decisão sensata e elevaram a sua avaliação.

A empresa dinamarquesa liderou o Stoxx600 da Europa, com as suas ações a fecharem com um aumento de 5,1%, depois de terça-feira ter terminado a registar uma subida de 6,4%. Também a Hapag-Lloyd viu as suas ações a subirem.

Desde dezembro que a Maersk começou a evitar o tráfego pelo mar Vermelho, depois de alguns dos seus navios terem sido atacados por militantes do Houthi do Iémen. Atualmente os navios utilizam a rota do Cabo da Boa Esperança.

Os Estados Unidos têm disponibilizado meios militares para atuarem no mar Vermelho, mas permanece uma incerteza quanto à eficácia destes esforços militares norte-americanos. A Maersk já tinha retomado a sua rota pelo Canal do Suez, que lhe confere uma capacidade de 30% nas viagens entre a Ásia e a Europa, mas já a cancelou depois de um dos seus navios ter sido alvo de mísseis.

A rota entre a Ásia e a Europa é a maior rota comercial da companhia de navegação, sendo que as taxas de frete para esta rota quase que triplicaram em relação ao início do mês de dezembro, segundo referem os analistas da Goldman Sachs.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.