[weglot_switcher]

Região do Algarve termina 2023 com taxa de execução de 91% dos projetos do programa MAR2020

Durante o ano de 2023 a região do Algarve registou um investimento de 92 milhões de euros e um apoio público de 69 milhões de euros, ambos aplicados na execução dos 1592 projetos aprovados para a região no âmbito do programa MAR2020.
16 Janeiro 2024, 18h02

O programa operacional MAR2020, que foi aprovado pela Comissão Europeia, tem como objetivo implementar em Portugal medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas. No âmbito deste programa foram aprovados 1592 projetos para a região do Algarve, que no final de 2023 apresentou uma taxa de execução de 91%.

Durante o ano de 2023, a região do Algarve registou um investimento de 92 milhões de euros e um apoio público de 69 milhões de euros, ambos aplicados na execução dos 1592 projetos aprovados para a região no âmbito do programa MAR2020.

As medidas ligadas à aquacultura foram as mais representadas na região, correspondendo a 22% das candidaturas e a mais de 41% do investimento em termos regionais.

No entanto, o maior número de candidaturas submetidas estavam associadas à atividade dos operadores do sector da pesca, da aquicultura e da transformação, que correspondem ao Eixo prioritário 5. Neste eixo foi criado um apoio dirigido a todos os operadores do sector de pesca, de aquicultura e da transformação, de forma a compensar a subida dos custos da energia, o que explica o elevado número de candidaturas.

Outros dois eixos prioritários deste projeto é o n.º4 e 1, que correspondem às atividades dos grupos de ação costeiro do Barlavento e do Sotavento e os investimentos a bordo, em portos de pesca, locais de desembarque em abrigos e lotas e as compensações por cessações temporárias, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.