[weglot_switcher]

Eleições não são risco para a economia, defendem banqueiros

No Fórum Banca, organizado pelo JE e pela PwC e que contou com a presença de 320 pessoas, o ESG e a Inteligência Artificial foram os temas em foco mas o desfecho das próximas eleições legislativas, que dificilmente resultarão numa solução governativa estável, foi também alvo da análise destes responsáveis.
2 Fevereiro 2024, 08h54

Os resultados das próximas eleições legislativas que se realizam a 10 de março não serão um risco para a economia nacional. Esta foi uma das principais conclusões que se puderam retirar da última edição do Fórum Banca, que decorreu esta quinta-feira em Lisboa e que reuniu os responsáveis máximos dos sete maiores bancos portugueses.

Neste evento organizado pelo JE e pela PwC, e que contou com a presença de 320 pessoas, o ESG e a Inteligência Artificial foram os temas em foco mas o desfecho das próximas eleições legislativas, que dificilmente resultarão numa solução governativa estável, foi também alvo da análise destes responsáveis.

Noutros desafios para 2024 (mas também para os próximos anos) a banca considera que os desafios colocados pelos critérios ESG (ambiental, social e governance) representam uma “enorme oportunidade” para o sector financeiro desempenhar um papel relevante na sociedade, ajudando as empresas neste processo de transição. As instituições financeiras alertam, ainda assim, que nem todos os sectores terão acesso a financiamento.

Na edição semanal do JE, já disponível nas bancas e na plataforma JE Leitor, pode conhecer as principais conclusões retiradas das intervenções dos responsáveis máximos dos sete maiores bancos que operam em Portugal assim como a perspectiva relativamente àqueles que serão os maiores desafios do sector para os próximos anos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.