[weglot_switcher]

Dez startups portuguesas vão a Barcelona para a conferência-irmã do Mobile World Congress

É este o número de empresas na delegação da Startup Portugal que estará na 4YFN, o evento de empreendedores parceiro do MWC, que se realiza de 26 a 29 de fevereiro.
Yves Herman / Reuters
16 Fevereiro 2024, 12h12

A Startup Portugal vai estrear-se no evento de empreendedorismo do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona com uma delegação composta por dez startups portuguesas. A Leadzai, Naoris Protocol, Goparity, Biometrid, Coverflex, UpHill, Orgavalue, Enline, Oscar e a Bhout deslocam-se a Espanha no final deste mês para participar na conferência 4YFN.

A viagem – entre os dias 26 a 29 de fevereiro – realiza-se no âmbito programa Business Abroad, sendo que estas empresas foram selecionadas por terem interesse no mercado espanhol e pertencerem a áreas diferentes, dentro do sector tecnológico, nomeadamente Inteligência Artificial, saúde (healthtech), finanças (fintech), indústria e sustentabilidade.

Todas as startups neste grupo têm menos de dez anos de existência e levantaram mais de 37 milhões de euros em rondas de financiamento, empregam mais de 250 pessoas e faturaram mais de 20 milhões de euros só em 2023.

“A participação na 4YFN oferece uma oportunidade às startups da nossa delegação demonstrarem o seu valor e potencial em áreas estratégicas como sustentabilidade, healthtech, Inteligência Artificial, fintech e smart manufacturing, onde a Catalunha se destaca como um hub de inovação”, refere o diretor executivo da Startup Portugal, em comunicado.

“A complementaridade desta ação com a nossa forte presença na South Summit consolida a nossa estratégia de internacionalização em Espanha em 2024. Através do programa Business Abroad, oferecemos pela primeira vez duas iniciativas distintas que visam promover o ecossistema português junto das maiores marcas e da comunidade de decisores da indústria tecnológica europeia”, acrescentou António Dias Martins.

O Business Abroad deu apoio a mais de 270 startups para participação em eventos tecnológicos internacionais e nos mercados mais relevantes para este sector. Desta vez, a entrada na 4YFN, conferência-irmã do MWC, será uma estreia.

O que fazem estas startups?

  • Leadzai – Plataforma de Inteligência Artificial (IA) de aquisição de clientes
  • Naoris Protocol – Cibersegurança (utiliza tecnologia blockchain e Swarm Intelligence para proteger dados=
  • Goparity – Plataforma de investimento sustentável que permite aos utilizadores investir em projetos com impacto social e ambiental positivo
  • Biometrid – Software de low-code para verificação de ID, integração de clientes e autenticação
  • Coverflex – Solução tudo-em-um de gestão de benefícios e remuneração de trabalhadores para empresas
  • UpHill – Desenvolvimento de clinical pathways baseados nas melhores práticas e sistemas de apoio à decisão que automatizam os cuidados
  • Orgavalue – Bioengenharia de órgãos (soluções de alta precisão para a bioengenharia de novos órgãos humanos personalizados)
  • Enline – Monitorização e otimização histórica em tempo-real
  • Oscar – Serviços ao domicílio com mais de 150 opções de reparação, limpeza e lavandaria
  • Bhout – Primeiro saco de box inteligente, combinando sensores com visão computorizada 3D, IA e aprendizagem automatizada.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.