[weglot_switcher]

UE inclinada a rejeitar novamente a fusão entre Air Europa e IAG

A Comissão Europeia tem dúvidas no que respeita à concorrência no sector da aviação comercial, em face da eventual redução de rotas aéreas e consequente subida dos preços.
23 Fevereiro 2024, 15h51

A Comissão Europeia quer mais garantias no que diz respeito à compra da Air Europa por parte da IAG, avaliado em 500 milhões de euros. Em causa estão “obstáculos significativos” no que diz respeito a concorrência, relata o Financial Times.

Nesse sentido, a companhia aérea tem, por esta altura, “escassas” probabilidades de receber a aprovação do organismo europeu. Depois de o negócio ter estado na calha ainda antes do período de pandemia, tendo sido rejeitado pela UE, a IAG voltou à ‘carga’ em fevereiro do ano passado, mas ainda não foi possível o negócio avançar.

Entre as dúvidas de Bruxelas, está a possibilidade de diminuição das rotas internacionais e, neste contexto, o eventual aumento dos preços, em face da menor concorrência entre transportadoras aéreas. Em causa está a decisão da UE de apertar as regras aplicados no âmbito da fusão de empresas do sector.

No mesmo sentido, Bruxelas já fez saber que tem em curso uma investigação à compra de 41% da ITA Airways pela Lufthansa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.