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Ecosteel detida pela Vanguard em 75% reforça gestão com olhos postos na internacionalização

Em linha com a estratégia de internacionalização da empresa, a Ecosteel nomeou um novo conselho de administração e mudou de nome para OTTM – Otiima.
26 Fevereiro 2024, 14h30

A Ecosteel, empresa do segmento de caixilharias minimalistas, tem a partir de hoje uma nova liderança. João Simões assume é o novo presidente executivo (CEO).

Já Paulo Carapuça, ex-administrador do Grupo Casais e que é membro executivo do Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, é o administrador responsável pelo apoio à internacionalização, relação com mercado da construção, apoio ao I&D, academia de formação e serviços partilhados.

A Comissão Executiva é composta por quadros internos da empresa, avança o comunicado.

José Cardoso Botelho, atual CEO da Vanguard Properties (que reforçou no capital e já acionista da empresa de Póvoa de Varzim com 75%, sendo o outro acionista a empresa fundadora de José Maria Ferreira), será o outro elemento do conselho de administração e ficará, entre outros, com o pelouro da auditoria e Comunicação e Marketing Estratégico.

Recorde-se que em janeiro do ano passado foi anunciado que o grupo Vanguard Properties tinha feito um investimento de 30 milhões de euros na Ecosteel, o que inclui a aquisição de 50% do capital da empresa, o reforço do capital e apoio ao desenvolvimento comercial.

“O grupo Vanguard Properties realizou um investimento estratégico de 30 milhões de euros na Ecosteel, empresa sediada em Laúndos, Póvoa do Varzim, e uma referência internacional no sector das caixilharias, consolidando assim o seu papel na dinamização da construção industrial portuguesa e na promoção da construção sustentável”, informou o promotor imobiliário, em comunicado há um ano atrás.

Mas agora já tem 75%, revelou o CEO da Vanguard ao Jornal Económico que explicou também que este investimento insere-se na lógica do grupo de apostar nas empresas da fileira da construção.

A empresa de Póvoa de Varzim fatura cerca de 30 milhões de euros e segundo José Cardoso Botelho, este reforço da gestão tem como objetivo pôr a empresa a dinamizar a internacionalização, nomeadamente para os mercados do Brasil, Estados Unidos, França, Suíça, Costa Rica e Médio Oriente.

Portanto, o desígnio da nova gestão é pôr a empresa orientada estrategicamente para a exportação.

A empresa especializada em caixilharias para janelas minimalistas, foi assim alvo de uma série de transformações significativas que abrangem desde a liderança até à sua própria identidade.

No que diz respeito ao reposicionamento, “a empresa passará a adotar o nome OTTM – Otiima marcando uma profunda alteração na identidade, em sintonia com uma das suas principais marcas – Otiima, Much More Than a Window”.

Investimentos na Linha de Produção para Aumentar Capacidade de Entrega

Em termos de produção, a OTTM – Otiima está em processo de reorganização da sua linha de produção, impulsionada por recentes investimentos, incluindo uma linha própria de pintura através de lacagem e um robô de corte de perfis.

A empresa procura, nos próximos meses, um significativo aumento na capacidade de entrega, com o suporte do Kaizen Institute.

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