[weglot_switcher]

James Lavish: “A bitcoin é a melhor reserva de valor alguma vez criada”

O antigo hedge fund manager, James Lavish, disse que a bitcoin é a melhor classe de ativos, em termo de performance, em oito dos últimos 11 anos. “Se isto não o convence a adicionar bitcoin ao seu portfolio, então não deveria estar a gerir dinheiro, pelo menos [a gerir] por outras pessoas”, afirmou durante a Bitcoin Atlantis, que se realiza na Madeira.
1 Março 2024, 13h54

James Lavish, antigo CEO da LKMC, empresa baseada nos EUA que geria ativos de 26 biliões de dólares, defendeu que a bitcoin é a “melhor reserva de valor alguma vez criada”. Durante a Bitcoin Atlantis, que se iniciou esta sexta-feira no Estádio dos Barreiros, num evento que termina no domingo, o antigo hedge fund manager, alertou que a dívida ao nível mundial ultrapassa os níveis de produtividade, e que os Estados Unidos, já não têm índices de produtividade que permitam cobrir os seus gastos.

“Têm um elefante no quarto. Sabemos que está lá, falamos um pouco nele, mas não fazemos nada sobre isso. É a dívida. Adoramos pedir emprestado”, referiu Lavish.

Em 2023, em termos de dívida bruta, foram dados vários exemplos pelo antigo hedge fund manager, onde inclui o G7 (128%), Japão (255%) Grécia (168%), Singapura (168%), Itália (144%), Estados Unidos (123%), França (110%), Portugal (108%), Espanha (107%), Canadá (106%), Bélgica (106%), Reino Unido (104%).

Lavish alertou que a dívida aumentou 50% nos últimos oito anos, e que na próxima crise de dívida podemos ver um aumento de 50% [na dívida] nos próximos anos.

No caso do Estados Unidos, o país pede emprestado 1,33 dólares por cada dólar criado em produtividade.

“A relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida importa mas o que realmente importa é a cobertura da taxa de juro”, disse Lavish na sua apresentação.

“O problema dos Estados Unidos é que os gastos e as taxas de juro sobre a dívida são maiores do que as receitas fiscais”, referiu, exemplificando que o país tem receitas de 4,9 triliões de dólares para despesas de 5,5 triliões de dólares.

“Cerca de 53% da dívida do Governo dos Estados Unidos vence em 36 meses”, disse Lavish. O país tem atualmente uma taxa média atual de 2,32% para o pagamento da dívida, referiu o antigo hedge fund manager, que acrescentou que a dívida que vence nos próximos 36 meses terá taxas entre 4,5% e 5,5%.

Lavish em seguida mostrou a desvalorização que outras moedas têm relativamente ao dólar e para a valorização superior a 20 mil por cento que a bitcoin possui, isto num período de 10 anos.

Bitcoin “é a melhor classe de ativos”

James Lavish disse que a bitcoin é a melhor classe de ativos, em termo de performance, em oito dos últimos 11 anos. “Se isto não o convence a adicionar bitcoin ao seu portfolio, então não deveria estar a gerir dinheiro, pelo menos [a gerir] por outras pessoas”, afirmou.

Para James Lavish os Exchange Traded Fund (ETF’s) “mudaram o mundo” para a bitcoin, e salientou que a bitcoin tem superado em termos de performance o índice bolsista norte-americano e também as sete magníficas do sector tecnológico (Microsoft, Alphabet (proprietária da Google), Apple, Nvidia, Tesla, Amazon, Meta (que detém por exemplo o Facebook).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.