[weglot_switcher]

O novo showroom da Vitra é um vaso comunicante entre Portugal e Espanha

A Vitra, marca suíça dedicada ao design e à produção de mobiliário contemporâneo, tem nas relações duradouras com clientes, colaboradores, designers e arquitetos um pilar da sua filosofia. A par do confronto de ideias e da partilha de conhecimento, sem esquecer a sustentabilidade.
© Asier Rua
2 Março 2024, 16h00

Final de fevereiro. O sol de inverno inunda as ruas do bairro de Salamanca, no coração de Madrid. Entre galerias de arte, museus, fundações e lojas de marcas de luxo, o olhar deambula pelos edifícios arquitetonicamente interessantes, detendo-se aqui e ali em detalhes esculpidos numa ou noutra fachada.

Chegados ao nº 19 da calle Castello, com traço do arquiteto Antonio Palacios, cresce a vontade de saber que vidas teve este edifício antes de receber o showroom da Vitra. Mas já lá chegaremos. Ao presente. Saber do passado deste edifício vai, também, ajudar-nos a compreender a essência desta marca.

Aquele que foi, nos seus primórdios, a central elétrica que abastecia o metro da capital espanhola, teve uma segunda vida como oficina automóvel antes de, num tempo recorde – quatro meses – ter sido transformada na nova ‘casa ibérica’ da conceituada marca suíça dedicada ao design e à produção de mobiliário contemporâneo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.