[weglot_switcher]
1154621
Em Foco

Economistas tranquilos quanto a avisos da DBRS sobre instabilidade política

A agência canadiana avisa para a possibilidade de eleições já no final do ano ou de mais atrasos no PRR decorrentes da instabilidade política, mas os economistas ouvidos pelo JE mostram-se tranquilos, esperando para ver que solução governativa liderará o país.

Atualidade

Os cenários que se colocam ao Presidente e à AD para conseguir governar. O que se segue?

Esta terça-feira, Marcelo começa a ouvir os oito partidos que conseguiram eleger deputados para depois tomar uma decisão, mas vai sempre esperar pela divulgação dos resultados dos círculos da emigração, que serão conhecidos a 20 de março. E, depois, o cenário mais provável será mesmo o da indigitação de Luís Montenegro como primeiro-ministro.

Três partidos mais votados são também os que têm mais marcas registadas

Entre os partidos com lugar na Assembleia da República, o PS conta com cinco registos de marca e dois pedidos de marca em Portugal, o PSD com 13 registos de marca e o Chega com duas marcas registadas (“Chega!” e “Chega TV”). PCP registou “Festa do Avante”, mas deixou caducar.

Rússia e Donald Trump: Europa “não está preparada para estes riscos”, alerta CEO da Airbus

O chefe da Airbus considera que a invasão da Rússia à Ucrânia foi um “momento decisivo” para a indústria de defesa do continente. No entanto, Faury sublinha que as nações europeias confiam demasiado nos Estados Unidos para a sua segurança.

Fusões e aquisições: que desafios para o tecido empresarial português? Ouça o “Falar Direito”

João Osório de Castro e António Cid, sócios do escritório português da Eversheds Sutherland, destacam os desafios que se colocam nas fusões e aquisições no tecido empresarial português e como esse movimento pode ajudar estas organizações a alargar o seu raio de abrangência, apostando nas exportações e internacionalização.

Israel: Ramadão já está a interferir com a segurança em Jerusalém

Todos os anos, o Ramadão é um tempo de insegurança em Israel e particularmente em Jerusalém. Este ano, tudo está um pouco pior e os analistas reconhecem que a tensão só pode subir.

Entrevista

John Krakauer: “IA? Toda a tecnologia que é poderosa é uma faca de dois gumes”

O neurocientista John Krakauer foi o mais recente convidado do Innov Club, uma iniciativa da Beta-i e da Vieira de Almeida, que conta com o Jornal Económico como membro. O especialista destaca a Inteligência Artificial como potencialmente perigosa para o cérebro.

Mercados

Lisboa encerra indefinido no rescaldo das eleições e em véspera de inflação

Na sequência das legislativas e em véspera de dados sobre a inflação, o PSI registou ligeiros ganhos, em linha com as leves variações das praças europeias. Por outro lado, o mercado das criptomoedas foi um dos grandes vencedores do dia.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

O INE divulga esta manhã, às 11h00, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) oficial referente a fevereiro. Já a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o relatório mensal sobre o mercado petrolífero.

Opinião

As ameaças e oportunidades de Luís Montenegro

Luís Montenegro tem pela frente um caminho exigente de gestão governativa que poderá ser, também, uma oportunidade política de gerir o País mais ao centro, com equilíbrios à direita e à esquerda, mas sobretudo à direita.

Tempos exigentes

O que fica é um governo de direita fraco, refém de acordos, assombrado por 48 deputados com o discurso anti-sistema. Os tempos são exigentes para governo e oposição. E esse deve ser um entendimento comum.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.