A procura por viagens para férias aumentou 20% em Portugal em 2023, de acordo com os dados da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, fornecidos ao “Diário de Notícias” (DN).
O presidente da da APAVT, Pedro Costa Ferreira, referiu que as agências de viagens “estão a ultrapassar todos os recordes” de vendas, em declarações do DN, apesar do contexto de perda do poder de compra, das guerras, da subida das taxas de juro, e da instabilidade política.
Pedro Costa Ferreira disse ainda ao DN que “está mais caro” comprar uma viagem para Portugal ou para o estrangeiro.
Esta maior procura por viagens surge num contexto em que o sector turístico português, teve em janeiro, uma subida de 1,8% nos hóspedes para os 1,5 milhões. As dormidas quebraram 0,1% para 3,5 milhões de euros, enquanto que os proveitos totais e de aposento atingiam os 230,8 e os 166 milhões de euros, subidas de 9,4% e de 8,5%, em janeiro, face ao ano anterior.
Em crescimento esteve também o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) que aumentou 3,9% para os 30,2 euros e o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) que cifrou-se em 83,7 euros e cresceu 7,6%, em janeiro, face ao período homólogo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com