A Tesla recuperou a liderança global das vendas de carros elétricos no primeiro trimestre deste ano, depois de ter sido ultrapassada pela chinesa BYD no quarto trimestre de 2023 (apesar de a Tesla ter dominado as vendas globais no total do ano passado).
As vendas das BYD subiram mais de 13% no primeiro trimestre face a período homólogo (caíram 43% em cadeia), tendo vendido mais de 300 mil veículos elétricos. No último trimestre de 2023, as vendas atingiram um recorde de mais de 526 mil unidades, segundo a “Reuters”.
Já a Tesla entregou quase 387 mil unidades nos primeiros três meses, uma queda de 8,5% face a período homólogo e de 20% em cadeia.
Mesmo assim, a Tesla recuperou a coroa das vendas a nível global, isto apesar do abrandamento da procura no mercado chinês, o maior a nível global, e onde está a ser pressionada pela BYD com a sua política agressiva de preços.
A BYD roubou a liderança das vendas globais à Tesla no último trimestre de 2023, após ter reduzido os preços no mercado chinês. Mas a Tesla está a provar que não vai ser desafiada facilmente. Contudo, ambas as marcas estão a esmagar as margens de lucro para conseguirem ser mais competitivas, restando saber como a guerra de preços as vai afetar no médio e longo prazo.
Depois de a Tesla ter anunciado cortes nos preços em 2023, a BYD seguiu as suas pegadas tendo cortado os preços na China entre 5% a 20%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com