O Sporting CP foi, entre as quatro equipas mais valiosas da Liga, a que mais viu crescer o seu valor de mercado desde o início da época, de acordo com os números do site “Transfermarkt”, que serve de termómetro para a avaliação dos passes dos futebolistas.
Os “leões” de Alvalade, que partiram para esta temporada como o “grande” menos valioso, registaram um crescimento no valor de mercado de praticamente 100 milhões de euros, de 229,9 milhões para 329,3 milhões de euros.
Com essa valorização, o Sporting (que arrancou a época 127 milhões de euros abaixo da avaliação do SL Benfica e 70 milhões atrás da avaliação do FC Porto), conseguiu suplantar os “dragões” em quase 50 milhões de euros e ficou a apenas 30 milhões de euros de igualar a valorização do plantel das “águias”.
Assim, o plantel comandado por Rúben Amorim valorizou 43,2% desde o início desta temporada, enquanto o grupo de jogadores liderado por Roger Schmidt, avaliado agora em 360,8 milhões de euros, apenas evoluiu pouco mais de quatro milhões de euros se tivermos em conta o mesmo período. Quanto à equipa que conta com Sérgio Conceição ao leme, este plantel vale agora 283,6 milhões quando no início da época estava avaliado em quase 298 milhões de euros, uma quebra de 14,4 milhões (4,6%).
A explicação para este crescimento na valorização do plantel do Sporting CP encontra-se seguramente nos cinco jogadores dos “leões” que se encontram entre os treze que mais valorizaram na Liga desde o início da época, também segundo o site “Transfermarkt”.
E precisamente nessa 13ª posição está o herói do “dérbi” cujo desfecho poderá ter sido um passo muito importante para a conquista do título nacional por parte do clube de Alvalade: o moçambicano Geny Catamo, cujo passe estava avaliado em 600 mil euros no início da época, encontra-se agora com um passe cotado nos oito milhões de euros, uma subida de 1233,3%.
O defesa central internacional português, Gonçalo Inácio, foi o sétimo jogador que mais viu crescer o seu valor de mercado: passou de 30 milhões para 40 milhões, uma subida de 33,3%. O seu parceiro da linha defensiva, o costa marfinense Ousmane Diamond, que valia 10 milhões de euros em agosto do ano passado, vale agora mais 30 milhões de euros, uma subida assinalável de 300%.
No meio-campo encontra-se o quarto jogador da Liga que mais valorizou: o dinamarquês Morten Hjulmand, avaliado agora em 30 milhões de euros, mais 15 milhões do que valia no início da época, uma subida do valor do passe de 100%. Já o rei das valorizações na Liga é o inevitável Viktor Gyokeres: o melhor marcador da Liga viu o seu passe valorizar 42 milhões de euros para 55 milhões de euros, uma subida de 323,1%.
Um golo de Geny Catamo, aos 90+1 minutos, deu hoje ao Sporting a vitória sobre o rival Benfica, por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, deixando os ‘leões’ mais próximos do título.
Depois de ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto, mais concretamente aos 47 segundos, o moçambicano emergiu como ‘herói’ sportinguista ao assinar o ‘bis’ nos descontos, já depois de o dinamarquês Bah ter empatado o dérbi, no Estádio José Alvalade, aos 45+3.
O Sporting reforça, assim, a liderança do campeonato, com 71 pontos, agora com mais quatro do que o Benfica, segundo, que tem mais um encontro realizado do que os ‘verdes e brancos’, que em 16 de abril acertam calendário com a visita ao Famalicão.