[weglot_switcher]

Agência Nacional Erasmus+ distingue projeto de mobilidade do Politécnico de Setúbal

O projeto, referente ao ano letivo 2019-2020, permitiu a realização de 86 mobilidades das 79 inicialmente aprovadas, o que corresponde a uma taxa de execução de 108,9%.
11 Abril 2024, 20h00

O Politécnico de Setúbal (IPS) foi distinguido com uma menção honrosa, pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, pelo projeto “Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem e Cooperação”, enquadrado na categoria de Mobilidade no Ensino Superior.

A distinção, entregue na Gala Prémios Erasmus+ 2023, esta terça-feira, 9, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, destaca como boa prática este projeto de mobilidade de âmbito académico, pelo seu “desempenho qualitativo relevante nomeadamente em dimensões como Impacto, Inovação, Sustentabilidade, Inclusão e Gestão Financeira”. Luísa Carvalho, vice-presidente para a Internacionalização, e Andreia Sousa, responsável pela Divisão para a Investigação e Cooperação Internacional (DICI-IPS), foram os rostos do IPS na cerimónia.

O projeto, referente ao ano letivo 2019-2020, permitiu a realização de 86 mobilidades das 79 inicialmente aprovadas, o que corresponde a uma taxa de execução de 108,9% em número de mobilidades, traduzindo-se assim no desenvolvimento de novas competências e capacitação de 34 estudantes e de 52 docentes e não docentes.

A menção honrosa teve ainda em conta a capacidade de adaptação da equipa de Internacionalização do IPS, que durante o período pandémico conseguiu contornar as restrições impostas, implementando, por exemplo, a mobilidade virtual, formato amplamente discutido entre parceiros no âmbito da 12ª Semana Internacional da instituição, ainda em novembro de 2019, e que passou depois a ser uma realidade em todas as escolas do IPS.

No presente ano letivo, o IPS recebeu 600 candidaturas incoming para mobilidade virtual, o atesta a importância deste modelo alternativo de internacionalização em contexto académico, dada a sua maior abrangência e inclusão.

A Gala Prémios Erasmus+ 2023 distinguiu os projetos que mais se destacaram nos setores da Educação, Formação, Juventude e Desporto, apontando-os como boas práticas e exemplos a seguir. Os prémios foram entregues pela diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Ana Cristina Perdigão, e por Luís Alves, diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.