A Web Summit Rio vai ter mais de três dezenas (31) de startups portuguesas na edição deste ano, que arranca na próxima segunda-feira. A cimeira tecnológica do Rio de Janeiro, que se realiza entre os dias 15 e 18 de abril, contará com uma delegação portuguesa organizada pela Startup Portugal e pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e com outras empresas que vão de forma autónoma.
Doze das 31 startups participarão na conferência através do programa de pró-internacionalização “Business Abroad” enquanto as restantes vão com a Unicorn Factory Lisboa ou registaram-se de forma independente. Falamos de negócios ligados ao software, metaverso, inteligência artificial ou blockchain de sectores como saúde, desporto, entretenimento, bem-estar, indústria 3D, etc.
O fundador e CEO da Sheerme destaca o estudo “IBR – International Business Report” da Grant Thornton que concluiu que a maioria (79%) dos empresários brasileiros têm planos para investir em Tecnologias da Informação (TI) nos próximos doze meses, sendo que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de investimento em TI.
“A Web Summit Rio, onde inclusive a SheerMe anunciou, na primeira edição, a sua expansão para este território, é um exemplo desta aposta, e permite que negócios tecnológicos reforcem a sua marca e posicionamento, e conectem-se com potenciais parceiros e clientes. No caso da SheerMe, enquanto plataforma de pagamentos que serve o sector de bem-estar e beleza, temos ainda a vantagem de ver uma demanda crescente no Brasil por serviços e produtos holísticos nesta área”, afirma Miguel Alves Ribeiro.
No primeiro dia da Web Summit carioca, a delegação portuguesa vai reunir-se com stakeholders locais num evento organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro em colaboração com a Startup Portugal e a autarquia de Lisboa.
Esta sessão terá a presença de Eduardo Paes, prefeito (presidente da câmara) do Rio de Janeiro, Gabriela Soares, cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, Luís Rebelo de Sousa, administrador executivo da AICEP, Artur Pereira, vice-presidente e country manager da Web Summit em Portugal e no Brasil, e Isabel Advirta, diretora do departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas da CML.
Nos palcos da Web Summit Rio estarão também os portugueses Vasco Pedro (Unbabel), Cristina Ferreira (TVI), Rodrigo Pratas (SIC) e Nuno Santos (CNN Portugal).
Quais serão as startups portuguesas na segunda Web Summit do Brasil?
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com