O volume de vendas do grupo Volvo Cars aumentou 12% no primeiro trimestre, mas a fabricante de carros sueca não conseguiu evitar uma queda de 10% ao nível do lucro líquido.
Entre janeiro e março, a Volvo faturou 93,9 mil milhões de coroas suecas (8 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual. Em causa está uma queda de 2% face ao valor alcançado no mesmo período do ano passado (95,7 mil milhões de coroas suecas, o equivalente a 8,2 mil milhões de euros). Em simultâneo, o lucro líquido derrapou 10% em termos homólogos, para os 3,6 mil milhões de coroas (309 milhões de euros).
O número de veículos vendidos entre janeiro e março seguiu a trajetória inversa, ao subir 12%, dos 162,9 mil no primeiro trimestre de 2023 para um total de 182,7 mil no período em análise. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) também registou um aumento, na ordem de 10%, para 10,1 mil milhões de coroas suecas (87 milhões de euros).
Em simultâneo, os dividendos respeitantes a cada ação da Volvo recuam 7% face aos dados homólogos, para 1,12 coroas suecas (0,096 euros).
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