Este artigo é da autoria da XTB.
O preço já subiu mais de 22% no espaço de 3 meses e a procura continua forte. Será que o preço ainda tem espaço para subir até aos seus máximos históricos junto aos 50$? Para responder a esta pergunta temos que perceber o que está a despoletar esta procura, como está o lado da oferta, o risco geopolítico e a sazonalidade. – Saiba como investir em ativos como a prata
A procura
As instituições financeiras têm tido um papel importante ao longo deste últimos anos no que toca à procura por barras físicas de ouro e prata. Embora o ouro esteja a atrair a maior atenção entre os metais preciosos, uma vez que está a ser negociado em máximos históricos, a prata também está em grande destaque depois de uma subida impressionante de mais de 22% em 3 meses. O ouro e a prata parecem estar a ser impulsionados principalmente pelas expectativas de uma política monetária mais dovish dos principais bancos centrais, no entanto, as participações em ETFs não mostram qualquer aumento na procura de ouro por parte das instituições. Já o mesmo não se pode dizer da prata, com os ETFs a aumentarem visivelmente as suas participações físicas em prata desde o início de março, isto está a despoletar um aumento da procura agressivo.
Risco Geopolítico
As preocupações no Médio Oriente continuam a ser um impulsionador para os preços dos metais preciosos e ativos de refúgio. Caso o conflito se agrave, é de esperar que o preço dispare. Por outro lado, o preço poderá sofrer correções caso a percepção do risco geopolítico dos mercados diminua. Como por exemplo, um entendimento de ambas as partes. – Papel dos metais preciosos como ativos de refúgio
Oferta
O lado da oferta continua estável e não há indicações que tenhamos aumentos de produção a curto prazo. Assim, prevê-se que o défice deste ano seja um dos maiores da história. A prata é bastante utilizada na indústria e isto pode constituir um problema significativo. Além disso, se a procura de investimento continuar a crescer, poderá agravar ainda mais o défice.
Situação Histórica e Sazonalidade
Analisando a situação histórica, vale a pena notar que podemos estar a passar por uma condição de sobrecompra de curto prazo. Observamos um desvio padrão de 3,5 vezes em relação à média de 100 sessões, o que parece extremamente alto, olhando para a história dos últimos 20-25 anos. Além disso, observamos um desvio padrão de 4,5 vezes em relação à média de 1 ano, que gerou sinais de sobrecompra de curto prazo nos últimos 20 anos. Ao mesmo tempo, se olharmos para o desvio em relação à média a 5 anos, verifica-se que está longe de níveis extremos. Diante disto, se as tensões permanecerem, a procura permanecer por parte dos fundos de investimento, a procura pela indústria e se a oferta não conseguir ser expandida, o preço pode continuar a subir a médio/longo prazo. – Conheça a história por detrás da popularidade dos metais preciosos
Análise Técnica
Ao analisarmos o gráfico da prata no intervalo D1, podemos ver que o metal quebrou acima da zona de resistência marcada pelos 26$ há duas semanas e continuou a subir. Este nível era de extrema relevância em termos técnicos, a quebra desse ponto levou a um movimento ascendente rápido no preço até junto da nova resistência dos 30$. Assim, o preço atingiu o nível mais alto desde Fevereiro de 2021. No entanto, os compradores foram incapazes de quebrar acima dessa zona e o preço acabou por recuar nesta sexta-feira.
Esta comunicação de marketing destina-se a fins informativos e educativos. Não constitui um conselho de investimento nem uma informação que recomende ou implique uma estratégia de investimento. Não propomos qualquer estratégia de investimento nem fornecemos qualquer aconselhamento de investimento neste material.
Este material não tem em conta a situação financeira pessoal do cliente, as suas necessidades e os seus objetivos de investimento. Também não se trata de uma oferta de venda ou subscrição. Não se trata de uma solicitação de compra, publicidade ou promoção de qualquer instrumento financeiro. Apresentamos factos conhecidos pelos autores no momento em que o documento foi preparado. Não incluímos quaisquer elementos de avaliação.
As informações e pesquisas baseadas em dados históricos ou resultados e projeções não são indicadores fiáveis de resultados futuros.
A XTB, S.A não se responsabiliza pelos atos ou omissões do cliente, em particular pelas suas decisões de compra ou venda de instrumentos financeiros com base nas informações contidas nesta comunicação comercial. Também não pode ser responsabilizada por quaisquer danos que possam resultar da utilização direta ou indireta desta informação.
Investir apresenta um risco elevado. Invista com responsabilidade.
Este artigo é da autoria da XTB.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com