[weglot_switcher]

Inflação volta a subir nos EUA com consumo a castigar crescimento

O primeiro trimestre registou um abrandamento do crescimento para 1,6%, enquanto a inflação voltou a acelerar. Dados afastam ainda mais a Fed de cortes de juros já em junho.
26 Abril 2024, 15h00

Más notícias para a maior economia do mundo: o crescimento no primeiro trimestre ficou bastante abaixo do previsto e a inflação voltou a subir, mantendo-se distante do objetivo de médio prazo da Reserva Federal. Segundo os analistas, tal não mudará a direção da política monetária, mas serão dados que reforçam a sua cautela.

O PIB americano avançou apenas 1,6% em termos anualizados nos primeiros três meses do ano, bastante menos do que os 3,4% do trimestre anterior e do que os 2,4% projetados pelo mercado. O consumo desiludiu, ao abrandar para 2,5% depois de subir 3,3% no último trimestre de 2023, mas manteve uma contribuição positiva de 1,68 pontos percentuais (p.p.) para o resultado final.

Também o investimento público teve uma contribuição positiva e importante para o PIB, compensando o peso criado pela descida das exportações líquidas. O investimento residencial acelerou a uns impressionantes 13,9%, enquanto os inventários pesaram no PIB.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.