[weglot_switcher]

Rússia: Putin substitui ministro da Defesa

Substituição acontece mais de dois anos depois do início da guerra na Ucrânia. 
Russian President Vladimir Putin attends a televised meeting with officials to assess the consequences of an attack on the Crimean Bridge in Moscow, Russia July 17, 2023. Sputnik/Alexander Kazakov/Kremlin via REUTERS
12 Maio 2024, 20h11

O presidente russo substituiu o seu aliado no cargo de ministro da Defesa. Vladimir Putin decidiu retirar Sergei Shoigu do cargo que este ocupava desde 2012, nomeando o civil Andrei Belousov.

Belousov atua como vice-primeiro-ministro desde janeiro de 2020, sendo especializado em economia. Anteriormente atuou como assistente do presidente e ministro do Desenvolvimento Económico.

O anúncio foi feito pelo Kremlin este domingo. A substituição acontece mais de dois anos depois do início da guerra na Ucrânia.

Segundo as informações vinculadas pelo Kremlin, Putin quer que Shoigu se torne o novo secretário do Conselho de Segurança da Rússia, substituindo Nikolai Patrushev. Com este novo cargo, o aliado de longa data do presidente russo vai ganhar responsabilidades pelo complexo militar-industrial.

Para já, e de acordo com a imprensa nacional, Valery Gerasimov permanece como chefe do Estado-Maior da Rússia e Sergei Lavrov continua como ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, cargo que ocupa desde 2004.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.