Com uma história que remonta a julho de 1990, a fábrica de pneus de Lousado ocupa atualmente 389.494 m2, com 409.656 m2 adicionais do armazém externo (o que equivale a mais de 104 campos de futebol), emprega cerca de três mil pessoas e passou de uma produção diária de 4.769 pneus em 1990 (com 981 colaboradores), até ultrapassar 18 milhões de pneus em 2023. “Um crescimento e produtividade notáveis”, nota a empresa em comunicado oficial, para confirmar que a Continental “tem feito investimentos significativos na fábrica de Lousado, incluindo a introdução de pneus agrícolas em 2017 e pneus off the road (OTR) em 2020. A estratégia Visão 2030 da Continental está focada nos investimentos da empresa em Lousado, que totalizaram cerca de 150 milhões de euros nos últimos dois anos. “Estes investimentos foram direcionados para aumentar a capacidade de produção de pneus para automóveis, expandir a produção de pneus de alta performance”.
Em Lousado foi instalado um Centro de Desenvolvimento para pneus agro, para bicicletas e fora de estrada. Existe igualmente um Centro de Avaliação e Testes para pneus agrícolas e fora de estrada”. Estas expansões “não só diversificaram o portefólio de produtos como também contribuíram para o estatuto da fábrica. como um dos maiores empregadores da região e o quarto maior exportador em Portugal”. O portefólio de produtos da fábrica de Lousado inclui pneus para automóveis de 14 a 22 polegadas, bem como pneus para máquinas agrícolas.
O foco da Continental na sustentabilidade foi ainda reforçado pela recente Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) PLUS recebida pela fábrica de Lousado. O âmbito da certificação foram os processos de balanço de massa de matérias-primas, durante os quais as matérias-primas fósseis, renováveis e recicladas são misturadas nos sistemas e processos existentes. As suas quantidades são monitorizadas ao longo da cadeia de valor e atribuídas a um ou mais produtos iniciais. Esta abordagem do balanço de massa permite à Continental aumentar sucessivamente a proporção de materiais sustentáveis nos seus produtos e garante que a proporção de materiais sustentáveis certificados possa ser comunicada com precisão no balanço.
O compromisso da fábrica com o futuro também está presente no investimento em painéis fotovoltaicos e áreas de tratamento de resíduos, garantindo que as operações não só cumprem os requisitos de hoje, mas também contribuem para um amanhã mais verde.
Pedro Carreira, presidente do Conselho de Administração de Lousado, afirma, citado pelo comunicado, que “alguns dos nossos projetos de sustentabilidade serão ampliados nos próximos anos; por exemplo, queremos continuar a crescer nas nossas fachadas verdes e instalar o sistema de carregamento automático das prensas de vulcanização para melhorar os aspetos ergonômicos naquela zona da nossa fábrica”.
A Continental gerou vendas de 41,4 mil milhões de euros e emprega atualmente cerca de 200 mil pessoas em 56 países e mercados.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com