[weglot_switcher]

Sonae Campus vai ser laboratório vivo de inovação na área da sustentabilidade

O parque empresarial onde está localizada a sede do grupo Sonae aceita até 11 de junho candidaturas de empresas e instituições que queiram testar e avaliar soluções inovadoras de sustentabilidade em ambiente real.
20 Maio 2024, 18h23

O Sonae Campus, parque empresarial se localiza a sede grupo Sonae, vai abrir à comunidade científica-tecnológica, universidades, startups e todo o tipo de empresas que queiram testar e avaliar soluções inovadoras de sustentabilidade em ambiente real.

Social Innovation and Open Community Lab, assim se designa a iniciativa, enquadra-se no projeto europeu PROBONO e integra o Porto Living Lab, que implementa soluções integradas de “biodiversidade e de energia, eficientes e sustentáveis, para promover e facilitar a transição energética e a descarbonização das empresas e dos países”.

As candidaturas online podem ser apresentadas até 11 de junho de 2024, existindo a possibilidade de participar num Open Day no dia 4 de junho, para conhecerem as valências dos espaços.

Estima-se que cada projeto tenha uma duração máxima de seis meses, dado que o objetivo da iniciativa é testar e avaliar novas soluções com um elevado nível de maturidade, ao invés do seu desenvolvimento.

O projeto PROBONO junta 47 parceiros de 15 países, e tem como objetivo fornecer soluções validadas para o design, construção e operação, tanto de edifícios novos como adaptados, com emissões reduzidas e energia positiva, contribuindo para comunidades mais sustentáveis.

Além do Sonae Campus Living Lab, na Maia, o projeto inclui o estabelecimento de laboratórios vivos nas cidades de Madrid, Dublin, Bruxelas, Aarhus e Praga.

O PROBONO foi um dos três selecionados entre as 115 propostas apresentadas a concurso para o Programa-Quadro Horizonte 2020 LC-GD-4-1-2020: “Building and renovating in na energy and resource efficent way”. O orçamento total ascende a 25 milhões de euros para o período de 2021-2026.

O Sonae Campus integra edifícios que se destacam em termos de construção sustentável e ecoeficiência, caso do Sonae Maia Business Center e do Sonae Tech Hub, que está entre os 100 edifícios no mundo com a maior pontuação pelo United States Green Building Council no âmbito da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

“Este trabalho conjunto é essencial para responder aos desafios de sustentabilidade do mundo atual e proteger o planeta, as pessoas e a comunidade. Ao mesmo tempo, permite-nos cumprir com a nossa missão de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas”, explica João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae, salientando a necessidade  de Portugal “criar um forte ecossistema de inovação na área da sustentabilidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.