A Honda e a IBM assinaram um acordo de colaboração no âmbito da realização de investigação e desenvolvimento de tecnologias de chips semicondutores para veículos que serão construídos no futuro.
Em comunicado, a fabricante de automóveis fez saber que estabeleceu uma parceria com a empresa tecnológica tendo em vista o “desenvolvimento conjunto de tecnologias de computação de próxima geração”, de forma a gerar melhorias ao nível da capacidade de processamento, consumo de energia e complexidade de design.
As tecnologias deverão ser aplicadas em futuros Veículos Definidos por Software (SDV, na sigla em inglês), cujo desenvolvimento deverá acelerar em 203o e nos anos seguintes, em face da aplicação de ferramentas ligadas à Inteligência Artificial (IA), de acordo com as expetativas da empresas.
A Honda tem por objetivo lançar SDVs “altamente competitivos” e, para isso, descreve no acordo assinado aquelas que considera serem “potenciais áreas de investigação conjunta de tecnologias especializadas de semicondutores, tais como computação inspirada no cérebro e tecnologias de chiplets”. Estas visam gerar melhorias no “desempenho de processamento enquanto, simultaneamente, diminuem o consumo de energia”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com