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Microsoft e IDC concluem que 62% das empresas portuguesas já usam IA

De acordo com os dados do estudo Kantar Media Marketing Trends 2024, 67% dos profissionais de marketing estão otimistas quanto às possibilidades da IA generativa, ao mesmo tempo que a indústria está a trabalhar para aproveitar ao máximo as oportunidades desta tecnologia de forma a desenvolver e personalizar ações com os consumidores.
31 Maio 2024, 12h19

Segundo as conclusões do estudo da Microsoft e da IDC, “Da expectativa ao sucesso: Alcançar o sucesso empresarial com a IA na Europa – Portugal”, 62% das empresas portuguesas já usam Inteligência Artificial, a par disto, em toda a União Europeia, os negócios portugueses são aqueles que mais recorrem a esta inovação para auxiliar as tarefas dos seus colaboradores.

Após o final do primeiro quadrimestre de 2024, as expectativas apontam assim, para Portugal, um elevado desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA).

De acordo com os dados do estudo Kantar Media Marketing Trends 2024, 67% dos profissionais de marketing estão otimistas quanto às possibilidades da IA generativa, ao mesmo tempo que a indústria está a trabalhar para aproveitar ao máximo as oportunidades desta tecnologia de forma a desenvolver e personalizar ações com os consumidores.

“Especificamente para os negócios online e para a publicidade digital, a IA oferece grandes oportunidades na análise de padrões e na identificação de intenções de compra, abordando o consumidor de uma forma mais direta e totalmente personalizada”, segundo o estudo que acrescenta que isso possibilita uma interação praticamente em tempo real que cria um efeito surpresa durante a experiência de compra.

Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria e Brasil, empresa especializada em geração de receitas adicionais para o comércio eletrónico através de Retail Media, diz que “a IA permite aos retailers compreender com maior eficiência o comportamento dos utilizadores e, com isto, fazer uma melhor utilização da informação recolhida”.

“A possibilidade de conhecer o histórico de compras, através da utilização de algoritmos avançados, permite criar campanhas ainda mais personalizadas para cada perfil de cliente, e, para tanto, o e-commerce deve saber analisar essa informação. Além disso, esta combinação de dados e tecnologia permite antecipar as necessidades individuais, realizar a segmentação da audiência e oferecer recomendações mais específicas”, afirma Eduardo Esparza.

“A utilização de dados e a aplicação da tecnologia são as peças fundamentais para aumentar e impulsionar as possibilidades de sucesso do sector do Retail Media, oferecendo ao cliente uma experiência única”, reforça Eduardo Esparza.

A IA é um suporte para o lado generativo das ações do Retail Media, bem como para a análise de dados. “A automação total do processo de customer journey será uma tendência crescente para que os e-Commerces consigam trabalhar de forma mais ágil, mas ao mesmo tempo precisa, impactando o cliente ideal ou o potencial consumidor ao longo de toda a experiência. E neste ponto, a IA é fundamental para tornar o processo mais abrangente, para chegar ao cliente através de todos os canais transacionais e medir o impacto de cada atividade”, conclui Esparza.

Segundo dados da Kantar Connet, os investimentos nesta área aumente 10,48% até ao final de 2024, chegando aos 141,71 mil milhões de dólares.

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