[weglot_switcher]

“Quanto da cobertura de seguros sobrevive por haver esta crise no SNS?”

Já está disponível mais um episódio do InNova Talks dedicado aos desafios do sector dos seguros em Portugal.
2 Julho 2024, 09h43

Neste episódio, do novo programa d’O Jornal Económico, Pedro Pita Barros, professor da Nova SBE, Carla Benedito, diretora-geral Takeda em Portugal e Carlos Martins, COO da Sabseg debatem o futuro dos seguros numa conversa moderada por Filipe Alves, diretor d’O Jornal Económico.

Um dos temas em destaque neste episódio é o aumento dos custos dos seguros, com Pedro Pita Barros a afirmar que há circunstâncias que justificam pelo menos parte desse aumento. O que o professor da Nova SBE não duvida é que terá de haver inovação no sector, de forma a conseguir responder ao aumento dos desafios na saúde, sobretudo porque, como afirmou, o sistema de seguros não pode depender do mau funcionamento do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

O aumento desses desafios foi sublinhado por Carlos Martins, que salientou o aumento de doenças crónicas e o impacto desse aumento nos custos dos seguros para as empresas. O diretor-geral da Sabseg salientou o aumento dos custos da saúde nos últimos três anos.

Carlos Martins sublinhou que é preciso um equilíbrio entre os benefícios das empresas para os trabalhadores e a sustentabilidade e a possibilidade de manutenção do benefício. Este equilíbrio irá obrigar à progressividade, ao cofinanciamento e aos aumentos das franquias. Outra das soluções passa por dissuasores da cobertura de consumo, permitindo o aumento das coberturas de risco, mesmo que os custos tenham de ser partilhados entre empresas e trabalhadores

Carla Benedito referiu o impacto da mudança de mentalidade entre as gerações mais novas, sobretudo no que toca às questões ambientais, para a atração e retenção de talento, fator essencial para a inovação das empresas.

Pode assistir aqui a este episódio do InNova Talks e rever o primeiro episódio, que abordou os problemas do Sistema Nacional de Saúde.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.