Tem início esta segunda-feira a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, à Rússia – naquela que é considerada uma das viagens mais significativas do ponto de vista diplomático. Há muito que os Estados Unidos tentavam encontrar uma forma de ‘chamar’ a Índia para o interior do círculo de amizade do Ocidente – mas o grande país asiático mostrou sempre que não tinha intensão de aderir sem reservas a essa ‘comunidade’. A visita de Modi à Rússia é uma forma de explicitar ao Ocidente que a Índia não alinha nas reservas que os Estados Unidos colocam em relação à Rússia.
Narendra Modi viajará à Rússia em visita oficial nos dias 8 e 9 de julho e “obviamente, a agenda será extensa, para não dizer super ocupada. Será uma visita oficial, e esperamos que os dois chefes de Estado possam conversar de forma informal também”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Para Moscovo, as relações russo-indianas estão no nível da parceria estratégica – o que é considerado um patamar elevado em termos de entendimento a diversos níveis.
“Esperamos uma visita muito importante e completa, que é tão crucial para as relações russo-indianas”, disse o Kremlin, que recordou que a visita de Modi à Rússia será a sua primeira viagem após ser empossado para um terceiro mandato consecutivo à frente do governo.
A agenda internacional não pode ficar de fora e, neste particular, os interesses da Rússia e da Índia estão alinhados em diversos pormenores. O assessor presidencial russo Yuri Ushakov referiu num ‘briefing’ que o Kremlin “atribui uma importância primordial” à visita do líder indiano. “É de esperar uma troca de pontos de vista sobre todas as questões que estão na ordem do dia, e são muitas”, disse, citado por vários jornais.
A visita de Modi à Rússia será sua primeira viagem após ser empossado para um terceiro mandato consecutivo à frente do governo. O primeiro-ministro indiano visitou a Rússia pela última vez em 2019, quando viajou para Vladivostok, no extremo oriental do país. E visitou Moscovo pela última vez em 2015. Putin, enquanto chefe de Estado russo, visitou a Índia nove vezes.
O significado político da viagem do primeiro-ministro indiano à Rússia é imenso. Vladimir Putin faz assim prosseguir a sua agenda internacional, que tem tido a clara preocupação de demonstrar que a Rússia não está sozinha no campo da diplomacia global. O suporte tanto da Índia como da China ao regime de Putin é um trunfo que será mais tarde usado com finalidades específicas, dizem os analistas. Ou seja, quando a paz com a Ucrânia estiver em cima da mesa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com