Os 80 mil apoios à compra de janelas e painéis solares serão pagos até ao final do ano, disse hoje a ministra do Ambiente e da Energia.
“Um grande conjunto [de pagamentos] até 20 de setembro. Não pode ficar nada por pagar até ao fim do ano”, disse hoje Maria da Graça Carvalho na comissão parlamentar de ambiente e energia.
A ministra respondia ao deputado do Bloco de Esquerda, Fabian Figueiredo, que revelou o desespero de quem já pagou o investimento, mas que continua à espera dos pagamentos que deviam começar a ser pagos em janeiro.
“Há 80 mil candidaturas que fizeram investimentos grandes. Estão desesperados. 80 mil agregados familiares, são muitas as reclamações, o Estado português falhou”, afirmou o bloquista.
Por sua vez, a ministra disse que teve de chamar este assunto para desbloquear a situação. Depois de uma consulta, quatro universidades vão começar a avaliar as candidaturas: o “trabalho está já avançado”, disse, revelando que as universidades de Coimbra, Nova de Lisboa, do Minho e de Aveiro vão colaborar neste projeto.
“Aquilo é moroso. São candidaturas grandes. A candidatura tem muitos elementos. Está a avançar rapidamente, Vamos evitar que no futuro haja situações destas”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com