O Burger King quer abrir mais 50 restaurantes em Portugal nos próximos três anos, uma estratégia de crescimento que vai representar a contratação de até 1.500 novos funcionários, revelou ao Jornal Económico o diretor-geral, Dominigos Esteves.
“Temos que crescer nas lojas – nas lojas comparáveis, as que já tínhamos abertas – mas tem também outra parte importante que é todo o plano de expansão. Este ano temos previsto abrir perto de 15 restaurantes. Já abrimos seis de um total de 15 previstos para este ano. Chegaremos ou ultrapassaremos, provavelmente, os 200 restaurantes”, salientou Domingos Esteves, à margem do lançamento de um novo hambúrguer premium da marca, da autoria do chef espanhol Dabiz Muñoz.
O líder do mercado neste segmento em Portugal é a McDonalds, que indica – no seu site – ter atualmente 200 restaurantes em Portugal, com cerca de 10 mil colaboradores.
Domingos Esteves salientou que a Burger King, marca gerida em Portugal e Espanha pela Restaurant Brands Iberia (RBI), não pretende “querer estar só nas grandes urbes, nas grandes cidades”.
“Nessas teremos que consolidar alguma posição, algum bairro em que ainda não estamos posicionados. Mas queremos aproximar-nos do nosso cliente. E isso vai levar-nos às zonas do Interior, ao Norte, ao Sul, às ilhas. Portanto, vamos à procura do consumidor, vamos estar perto do consumidor e isso é o que a arroupa um pouco a estratégia: consolidar onde estamos e onde somos fortes e crescer onde ainda não estamos”, reforçou o diretor-geral da marca em Portugal.
Assim, o plano de crescimento da Burger King é o de “nos próximos anos, manter a cadência” de abertura de lojas. “Nós queremos abrir 15 novas lojas por ano. Portanto, estou a falar de, em três anos, abrir à volta de 50 restaurantes. O que representa de 1.200 até 1.500 novos postos de trabalho. É essa a estratégia que vamos levar a cabo”, disse Domingos Esteves, acrescentando que atualmente a empresa já tem mais de 5.000 pessoas. “Juntando mais 1.200 a 1.500 postos de trabalho já podemos dizer que somos uma empresa com um registo e um peso considerável, especialmente à nossa realidade”, concluiu.
Outra das medidas a seguir na estratégia da marca será a de lançar, provavelmente ainda este ano, um “programa de loyalty para o mercado português”. “É uma das nossas intenções, se possível ainda arrancar este ano. Se não for nos canais integrais, pelo menos em algum dos canais. É uma das apostas de crescimento”.
“Para esta medida temos a inspiração da marca a nível internacional. E temos também o nosso canal de loyalty no mercado espanhol, tanto no Burguer King como na Popeyes (cadeia de restaurantes dedicados a produtos de frango)”, afirmou. Aliás, a Popeyes, disse Domingos Esteves, é uma questão de tempo até chegar a Portugal também.
“Acabará por chegar. Estamos atentos ao mercado e estamos a ver possibilidades para que, no momento oportuno, essa marca entre no mercado português”.
Sobre o novo hambúrguer lançado agora nos restaurantes, Domingos Esteves mostrou-se otimista com a receção. “Eu tenho muita curiosidade, porque é um produto premium”, disse o diretor-geral, referindo-se ao produto concebido por um chef que foi considerado, em três anos consecutivos, como o melhor do mundo. “É um produto muito singular, mas também é um produto testado, pensado e desenhado para todos os tipos de clientes. Portanto, eu acho que vai ser muito abrangente e a minha expectativa é, desde logo, positiva”.
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