[weglot_switcher]

Sabe quais são os custos variáveis do seu carro?

A decisão de ter um carro é, muitas vezes, influenciada pela necessidade de mobilidade entre o local de residência e o emprego e pelo estilo de vida da família. Mas, os custos fixos e variáveis de ter um veículo automóvel devem ser avaliados previamente.
16 Julho 2024, 07h45

A decisão de ter um carro é, muitas vezes, influenciada pela necessidade de mobilidade entre o local de residência e o emprego e pelo estilo de vida da família. Mas, os custos fixos e variáveis de ter um veículo automóvel devem ser avaliados previamente.

B- CUSTOS VARIÁVEIS: Que dependem do uso que faz do carro

  1. Combustíveis

O valor gasto em combustível depende do seu automóvel, da quantidade de quilómetros que faz por mês, do combustível que usa e até do seu tipo de condução.

No caso de ter um carro elétrico, terá de fazer contas aos valores dos carregamentos.

O carregamento em casa fica mais barato, existindo mesmo tarifas especiais para condomínios e moradias.

  1. Parqueamento

No caso de não ter garagem em casa ou no local de trabalho, deve contar com a despesa de estacionamento, sobretudo nas grandes cidades.

Tenha atenção: existem condições especiais para moradores, por isso informe-se junto da sua autarquia.

  1. Portagens

Se o seu percurso habitual passar por autoestradas ou SCUTS, não se esqueça de adicionar esta despesa mensal ao seu orçamento quando pensar em ter carro.

  1. Revisões

As revisões devem ser feitas regularmente e, de preferência, em reparadores autorizados. Devem incidir sobre aspetos essenciais não só para o funcionamento do carro, mas também para a segurança do condutor, passageiros e de todos os que se cruzam consigo na estrada.

Mais uma vez, o valor dependerá dos serviços contratados e do local onde é feita a revisão. A boa notícia é que, inserindo apenas a matrícula do seu carro, é possível comparar online os preços praticados em vários locais.

O mais importante, porém, é ter confiança no local onde faz as revisões e as reparações. Por falar em reparações, esta é mais uma das parcelas a somar quando fizer contas a quanto custa ter um carro. É, por vezes, uma despesa imprevista, mas é algo com que mais vale contar.

O ideal, para evitar ser surpreendido em caso de avaria, é colocar todos os meses algum dinheiro de lado para fazer face a um imprevisto, que até pode não ser grave. Um pneu furado ou um vidro partido são coisas que acontecem a toda a gente.

  1. Lavagens

Se recorre a centros de lavagem de carros, não se esqueça de calcular também quanto gasta para manter o seu carro limpo.

  1. Revisão e Manutenção

Os custos da revisão variam de acordo com a marca e o modelo do veículo e devem ser feitas de acordo com as indicações que constam no manual do proprietário.

As despesas de manutenção são diferentes para os carros novos e os usados, mas também são influenciadas pelo tipo de utilização que faz do veículo e o seu estilo de condução. É recomendável que estejam previstas, caso não queira ter problemas de maior com o seu carro.

 Informe-se connosco e subscreva a nossa newsletter da proteção financeira.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.