[weglot_switcher]

“IRS e IRC são propostas muito problemáticas. Sem avaliação positiva, chumbaremos o OE”, garante Pedro Nuno Santos

O líder do PS garantiu que se as propostas do Governo sobre IRS e IRC não mudarem, os socialistas irão avançar para o chumbo do OE2025 que será apresentado até 10 de outubro no Parlamento.
epa11244970 Prime Minister-designate Luis Montenegro (L) talks to Socialist Party secretary-general Pedro Nuno Santos (R), at the end of the election for the President of the Assembly of the Republic, who will succeed Augusto Santos Silva, in Lisbon, Portugal, 26 March 2024. EPA/TIAGO PETINGA
17 Julho 2024, 14h15

As propostas do Governo para o IRS e IRC, que poderão ser inscritas no próximo Orçamento do Estado, foram especialmente focadas por Pedro Nuno Santos, líder do PS, no discurso que foi proferido já no final no debate do “Estado da Nação”. No fim, deixou uma garantia: “estas propostas são problemáticas” e sem uma avaliação positiva, o chumbo do documento é garantido.

O secretário-geral dos socialistas considerou que “é praticamente impossível que o PS viabilize um orçamento que seja a tradução exclusiva de um programa de Governo que não tem o nosso apoio” e não deixou de enfatizar: “o Governo não quis apresentar uma moção de confiança e isso tem significado político”.

“Se o Governo quiser de forma genuína evitar eleições antecipadas”, prosseguiu o líder da oposição, “tem que aceitar a sua condição minoritária, negociar seriamente e ter disponibilidade para ceder. O PS aguarda a iniciativa do Governo e as suas sugestões para evitar um eventual impasse orçamental”.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.