A fintech Revolut recebeu a licença bancária no Reino Unido, embora com restrições. Com mais de nove milhões de clientes em terras de Sua Majestade, a Revolut entra na fase de ‘mobilização’, ou seja, pode operar no território britânico mas tem algumas restrições à forma como o pode fazer.
O regulador responsável pela supervisão do sector bancária, a Prudential Regulation Authority, procedeu aos passos necessários aquando da entrada de novos bancos no Reino Unido.
Esta autorização acaba com um processo que dura há três anos. A Revolut realizou o primeiro pedido de licença bancária em 2021, tendo entrado vários atrasos ao longo do processo.
“Estamos incrivelmente orgulhosos de termos conseguido alcançar este marco importante na jornada da empresa e vamos garantir que vamos fazer da Revolut o banco de eleição para os clientes do Reino Unido”, apontou Nik Storonsky, CEO da Revolut, citado em comunicado.
Segundo comunicado da fintech, nada se altera para os clientes do Reino Unido, uma vez que continuam a dar uso às suas contas. Esta solução de entrada permite que os novos bancos concluam a construção das suas operações bancárias no território antes do lançamento no mercado.
Agora, com esta licença, a Revolut vai poder receber depósitos de clientes e emitir empréstimos e cartões de crédito. Com a licença emitida, a fintech vai juntar-se a entidades como Monzo e Starling, que têm como objetivo combater os players tradicionais do mercado, entre os quais Barclays e Lloyds.
A CEO da Revolut no Reino Unido, Francesca Carlesi, lembra que o anúncio desta quinta-feira “é um passo significativo” para a fintech. “É uma enorme responsabilidade ser um banco no Reino Unido e trabalharemos incansavelmente para oferecer produtos e serviços que melhorem a vida financeira de todos os que usam o Revolut”.
Importa lembrar que a Revolut foi lançada no Reino Unido em 2015, altura em que oferecia serviços de transferência e câmbio de dinheiro.
Recentemente, a fintech revelou receitas de 2,2 mil milhões de euros para o total do ano de 2023 e lucros de 395 milhões, um valor que representou três anos consecutivos de contas positivas.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com