[weglot_switcher]

Erro na EMEL: ‘Bolo’ de 100 mil euros dividido por 14 mil utilizadores

Um erro informático na app que dirige o estacionamento colocou 100 mil euros na conta de 14 mil utilizadores. Situação deve ser resolvida até ao final do dia de hoje.
8 Janeiro 2019, 17h35

A aplicação da EMEL, e-Park, teve um problema técnico durante a parte da tarde de hoje, quando alguns utilizadores repararam que as suas contas tinham mais dinheiro que o suposto. Quando a EMEL foi avisada do problema, percebeu que um total de 100 mil euros foi dividido por 14 mil utilizadores, de forma indevida.

Alguns dos primeiros casos publicados nas redes sociais deram conta de um utilizador que tinha cerca de 40 euros na aplicação passou a ter um saldo de 200 euros. Outro caso conhecido é de um utilizador que depois do erro informático passou a ter 55 euros na conta e-Park.

A empresa portuguesa já explicou que a situação se deveu a um “bug no sistema informático que controla a aplicação”, mas que deverá ficar resolvida até ao final do dia de hoje. A EMEL noticiou ao Observador que quando a normalidade for reposta, o utilizador deverá ficar apenas com o seu dinheiro disponível, e que quem tiver utilizado o dinheiro indevido poderá ficar com saldo negativo na conta.

A EMEL esteve a oferecer cinco euros no final de dezembro a quem não apresentasse multas de estacionamento, podendo ser considerado como um “bónus de natal”. Embora alguns utilizadores tenham pensado que este erro fosse o caso, a empresa já veio dizer publicamente que o dinheiro do “prémio” só é dado após a verificação da matrícula a partir da app. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.