O Governo vai canalizar, através do Fundo Ambiental, 350 mil euros para projetos de restauro no Rio Tuã e Esteiro de Salreu, em Estarreja, anunciou o Ministério do Ambiente e Energia esta segunda-feira.
Estas intervenções inserem-se num plano de reabilitação de 10 rios e ribeiras em várias regiões de Portugal, num investimento que ascende a 11,1 milhões de euros e que será realizado através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Neste âmbito, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, visitam, esta manhã, o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da vila de Salreu, onde será assinado um Protocolo de Colaboração Técnica entre o Município de Estarreja e a Agência Portuguesa do Ambiente, e a obra de Reparação de Rombos e Caminhos no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu.
“As intervenções a realizar nestes cursos de água do concelho de Estarreja visam solucionar diversos problemas, como a obstrução do leito por sedimentos, a erosão das margens e os riscos de inundação. Através de técnicas de engenharia natural, serão recuperados habitats aquáticos e promover-se-á a biodiversidade e a melhoria da qualidade da água”, explica a tutela na mesma nota de imprensa.
Citada no comunicado, a ministra sublinha que o projeto está “alinhado com as metas da Estratégia Nacional para a Biodiversidade” e que vai “ao encontro dos objetivos da Lei do Restauro da União Europeia, recentemente aprovada com o contributo de Portugal”.
“Estamos empenhados na elaboração do nosso Plano Nacional de Restauro, que passa pela reabilitação de 500 quilómetros de rios, até 2030”, recorda a governante.
O investimento de mais de 11 milhões na reabilitação de quase 215 quilómetros de rios e afluentes (e áreas envolventes) foi anunciado por Maria da Graça Carvalho no final de julho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com