[weglot_switcher]

Kamala Harris escolhe Tim Walz como candidato a ‘vice’

Ficam assim fora da corrida o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o senador do Arizona, Mark Kelly, que se encontraram no fim de semana passado com Harris e tinham sido apontados como potenciais vices.
Governador Tim Walz
6 Agosto 2024, 14h37

Kamala Harris já decidiu quem será o candidato a seu vice-presidente e quatro pessoas próximas da democrata afirmam que o atual governador do Minnesota, Tim Walz, é a sua escolha. Informação tinha sido avançada pela imprensa norte-americana e foi, entretanto, confirmada pela candidata.

Ficam assim fora da corrida o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o senador do Arizona, Mark Kelly, que se encontraram no fim de semana passado com Harris e tinham sido apontados como potenciais vices. Durante a manhã, a imprensa internacional avançou que a escolha estaria entre dois homens: Tim Walz e Josh Shapiro.

Quando do anúncio de candidatura de Kamala Harris, Walz foi um dos democratas que reagiu: “Tens o meu apoio total”.

Tim Walz, de 60 anos, é governador do Minnesota, e pai de dois filhos. Nasceu no Nebraska e estabeleceu-se como um democrata moderado no Congresso – onde serviu, como representante do Minnesota, de 2007 a 2019 – e como governador do Minnesota, cargo que ocupa desde 2019, onde também atua como presidente da Associação Nacional de Governadores Democratas.

O governador do Minnesota lidera um estado tendencialmente republicano.

A ex-senadora democrata do Dakota do Norte, Heidi Heitkamp, referiu ao “New York Times” que Walz “é alguém com uma experiência vivida comparável a tantas pessoas na América rural”.

“Há uma inautenticidade em J.D. Vance, que é a antítese do que é Tim Walz. O Tim é a pessoa mais autenticamente normal que se pode conhecer e tem um passado que o coloca num lugar muito único, especialmente para as pessoas da minha zona do país”, acrescentou.

Walz conseguiu consagrar o direito ao aborto na legislação estatal e também assinou um projeto de lei, em maio passado, expandindo os direitos de voto em Minnesota para cerca de 55 mil residentes com passado prisional. Além disso, o também veterana da Guarda Nacional lutou por uma agenda que inclui refeições escolares gratuitas, respostas às alterações climáticas, corte de impostos e baixas pagas para trabalhadores.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.