[weglot_switcher]

Sindicato marca greve na Groundforce para 31 de agosto e 1 de setembro

Caso venha a realizar-se, a paralisação na Groundforce convocada pelo STTAMP poderá afetar as operações de quase todas as companhias aéreas num dos fins de semana críticos do verão. Em comunicado, o sindicato indica que vão ser cumpridos serviços mínimos, nomeadamente em voos que em que seja absolutamente inadiável a assistência, em voos militares e de Estado e na descolagem e aterragem de voos nas ilhas vindos ou com destino ao Continente.
14 Agosto 2024, 12h40

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) entregou um pré-aviso de greve para a Menzies Portugal (ex-Groundforce) em todos os aeroportos portugueses nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, um dos fins de semana mais movimentados no ano na aviação, por coincidir com um período crítico do verão.

Em comunicado, o STTAMP refere que os trabalhadores vão assegurar os serviços necessários à segurança e manutenção dos equipamentos e instalações, assim como os serviços mínimos que assegurem a realização de voos ambulância, de situações de emergência declaradas em voo, e outros em que seja absolutamente inadiável a assistência em voo.

Os serviços mínimos têm ainda de garantir os voos de Estado e militares, e assegurar a aterragem e descolagem nas ilhas da Madeira e Açores de voos entre estas e o continente.

O sindicato afirma que os trabalhadores que iniciem o seu período de trabalho antes da meia-noite ou que terminem após as 24h, e que tenham o período de trabalho a coincidir com o período de tempo coberto pelo pré-aviso, este “começará a produzir efeitos a partir da hora em que deveriam entrar ao serviço, ou prolongará os seus efeitos até à hora em que deveriam terminar o trabalho, consoante os casos”.

O aviso de greve decorre da defesa de direitos dos trabalhadores, estando em causa a existência de salários abaixo do salário mínimo, o recurso a trabalhadores de empresas temporárias para suprir necessidades do quadro permanente, o recurso ao trabalho suplementar em incumprimento com os limites em vigor, sucessivas alterações de horários.

No início do mês o Jornal Económico já tinha avançado com estas datas para uma possível greve na SPdH, o nome formal da Groundforce (atual Menzies Portugal).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.