A rede social X informou que vai encerrar de forma “imediata” a sua sede no Brasil devido ao conflito entre o CEO da empresa Elon Musk com o juiz do Supremo Tribunal brasileiro Alexandre de Moraes, revela o “Insider” este domingo, citando uma publicação da rede social.
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
“Ontem à noite, Alexandre de Moraes ameaçou o nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos as suas ordens de censura”, pode ler-se na publicação divulgada pelo Global Government Affairs da rede social. numa publicação na plataforma, dando conta de que o juiz “não respeita a lei nem o devido processo legal”.
Nesta publicação estão também inseridas capturas de ecrã de uma ordem legal emitida pelo Supremo Tribunal Nacional do Brasil, com a ameaça de multa diária de 3.653 dólares, bem como a emissão de uma ordem de detenção contra Rachel Nova Conceição, representante da rede social no país, caso a rede social não cumpra as ordens do juiz para retirar conteúdos específicos da sua plataforma.
Alexandre De Moraes tem como alvo específico o conteúdo publicado por “milícias digitais” que, segundo o juiz, têm espalhado notícias falsas e mensagens de ódio sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar desta situação a rede social vai continuar a estar disponível no Brasil.
A rede social concordou inicialmente em bloquear as contas de acordo com as ordens legais do Brasil, mas Elon Musk acabou depois por discordar dessas restrições às contas brasileiras, apesar das ameaças do juiz com multas e novas ações legais, o que levou Alexandre De Moraes a lançar uma investigação sobre o próprio Elon Musk em abril.
Foi nessa altura e como resultado dessas ameaças que Elon Musk assumiu que “provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de fechar a nossa sede no país”.
“A decisão de fechar a sede do X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com a censura secreta (ilegal) de Alexandre De Moraes e as exigências de transferência de informação privada, não poderíamos explicar as nossas ações sem nos envergonharmos”, escreveu Elon Musk este sábado.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com