A empresa de semicondutores Advanced Micro Devices (AMD) informou esta segunda-feira que pretende avançar para a aquisição da fabricante de servidores ZT Systems por 4,9 mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros) para expandir o portefólio de tecnologia e criar mais concorrência à Nvidia.
O objetivo da AMD é fazer a maioria (75%) do pagamento em dinheiro e o restante em ações. “É o próximo grande passo na nossa estratégia de Inteligência Artificial [IA] a longo prazo para fornecer formação de liderança e soluções de inferência que podem ser rapidamente implementadas em escala em clientes empresariais e de cloud”, disse a presidente e CEO da AMD.
Lisa Su afirma que esta aquisição se insere nos investimentos de hardware e software de IA e que a ZT “acrescenta experiência em design de sistemas de classe mundial e soluções rack-scale [quando os servidores, armazenamento e componentes de rede não precisam de ser configurados individualmente] que irão fortalecer significativamente os nossos sistemas de IA de centros de dados e as capacidades de capacitação do cliente”.
A ZT Systems tem sede em Secaucus, no estado de Nova Jersey, e três décadas de experiência em design e implementação de infraestruturas de computação. “Durante quase 30 anos, evoluímos o nosso negócio para nos tornarmos um líder no fornecimento de infraestruturas críticas de computação e armazenamento para as maiores empresas de cloud do mundo. A AMD partilha a nossa visão sobre o importante papel que a nossa tecnologia e o nosso pessoal desempenham no design e construção da infraestrutura de computação que alimenta os maiores centros de dados do mundo”, comentou o CEO da ZT Systems, Frank Zhang.
A transação ainda está sujeita a aprovação, mas é expectável que fique concluída na primeira metade de 2025. Se tiver ‘luz verde’ das autoridades reguladoras, a ZT Systems irá juntar-se ao AMD Data Center Solutions Business Group, Frank Zhang passará a liderar os negócios de produção e o presidente da ZT, Doug Huang, ficará encarregue das equipas de design e capacitação do cliente. Ambos reportarão ao vice-presidente executivo e diretor geral da AMD, Forrest Norrod.
O negócio conta com os bancos de investimento Goldman Sachs e Citi como assessores financeiros e com as sociedades de advogados Latham & Watkins e Paul Weiss como assessores jurídicos. É a segunda aquisição em agosto, após o anúncio da da finlandesa Silo AI por 665 milhões de dólares (601 milhões de euros).
Lucro da AMD sobe 881% no segundo trimestre
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com