A grande maioria das empresas do sector do turismo (mais de 80%) já recorre a ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para potenciar a experiência dos seus clientes, destaca o mais recente relatório ‘Ascendant’ da Minsait.
De acordo com a análise “IA: radiografia de uma revolução em curso”, que se debruça sobre o nível de adoção da tecnologia em empresas privadas e instituições públicas, 40% das empresas do sector do turismo apontam a melhoria do conhecimento, relacionamento e a experiência do cliente como razões para a integração de IA nas operações.
“O impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor que 80% das empresas do sector já utilizam IA em pelo menos uma área específica das suas operações diárias”, refere a Minsait na quinta edição do ‘Ascendant’.
É na gestão de reservas e venda de serviços turísticos que o sector mais tem explorado a utilização de IA, com 33% das empresas a criarem casos de uso específicos, como “sistemas de recomendação hiperpersonalizados”.
“Entre outros casos de uso específicos, verifica-se que um terço das empresas do sector utiliza a IA para a gestão de operações de logística e hospedagem, ou para a promoção turística. Por outro lado, 22% utiliza a tecnologia para melhorar a experiência e o serviço ao cliente no destino, assim como para a gestão de frotas e rotas, ou para a gestão de inventários. A gestão de incidências e o controlo de carga e descarga de aeronaves são outros pontos de intervenção e casos de uso da tecnologia na indústria do turismo”, acrescenta a Minsait.
Ainda sobre os benefícios da aposta em IA, 67% das empresas destacam “a otimização de processos que, para além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, também permite melhorar significativamente a qualidade e a personalização da experiência do cliente”.
Luís Monção, diretor de Indústria e Consumo da Minsait em Portugal, considera que “as empresas mais bem preparadas para liderar num futuro mais competitivo e dinâmico, serão aquelas que comecem a adotar e a integrar esta transformação em primeiro lugar, de forma estratégica e eficaz”.
“A IA emerge como um fator essencial para impulsionar as operações, a inovação e a melhoria contínua no sector de Turismo e Viagens nos próximos anos”, defende o responsável.
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