Já está concluída a primeira campanha de crowdlending – uma espécie de crowdfunding em que as pessoas fazem empréstimos através de plataformas digitais – em Portugal para financiar o desenvolvimento de terapêuticas com canábis medicinal. A empresa dinamarquesa Valcon Medical arrecadou 300 mil euros em cinco dias através de uma comunidade de investidores da portuguesa Goparity.
A campanha de financiamento abriu ao público (investidores registados) a 14 de agosto e contou com um total de 1.774 investidores, nomeadamente seis empresas com cerca de oito mil euros, de 23 países. O maior investimento registado foi de 10 mil euros e a média rondou os 170,98 euros por investidor.
O objetivo é utilizar o montante para reforçar as fontes de receita da empresa, fazer atualizações tecnológicas, introduzir novos produtos no mercado e expandir as capacidades de distribuição.
Fundada em 2018, a Valcon Medical, com sede em Copenhaga, faz parte de um programa-piloto da Dinamarca para produção de canábis medicinal e registou um volume de negócios de cerca de 589 mil euros em 2023, encontrando-se no caminho para alcançar 1,9 milhões de euros em 2024.
Como? O sector “tem vindo a demonstrar promessa na redução da dependência de opióides e enquanto alternativa viável para ajudar a gerir sintomas de condições como dor crónica, esclerose múltipla, epilepsia, lesões na medula espinal e sintomas relacionados com o cancro”, defende.
O CEO da Valcon Medical comentou a experiência com a Goparity nesta ronda de financiamento: “O processo de crowdlending não só foi rápido e eficiente, como também nos permitiu estabelecer contacto com uma comunidade de investidores que partilha a nossa visão”.
“Este tipo de financiamento desempenha um papel central no crescimento da Valcon Medical, permitindo-nos acelerar os nossos projetos e fazer chegar as nossas inovações ao mercado mais rapidamente”, explicou Pete Patterson, em declarações divulgadas esta segunda-feira em comunicado de imprensa.
“Esta campanha marca o nosso primeiro promotor dinamarquês, sendo a primeira vez que a Goparity oferece uma oportunidade de investimento numa das indústrias com maior crescimento e potencial da atualidade, a do canábis medicinal”, referiu, por sua vez, o cofundador e CEO e da Goparity, Nuno Brito Jorge, acrescentando que é um projeto que contribui “para uma sociedade mais saudável, desenvolvida e sustentável”.
Em novembro de 2023, a Goparity ultrapassou os 30 milhões de euros investidos por mais de 15 mil pessoas e empresas. Os projetos financiados através da plataforma digital terão permitido criar quase cinco mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão anual de 25 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com