Filha de mãe portuguesa e pai francês, Louise nasceu e cresceu em Lyon. Ainda adolescente, escolheu fazer o ensino secundário numa escola profissional de hotelaria, a L’École Hôtelière Savoie Léman, mas o ambiente formal e protocolar da instituição castrava-lhe a criatividade e o pendor experimental. Deixou a escola ao fim de dois anos e foi aprender fazendo. E assim começa a história de quem viu na cozinha um mundo mágico, qual laboratório de química. Os primeiros passos foram dados como aprendiz de cozinheira na Hostellerie de l’Abbaye de la Celle, do afamado chef Alain Ducasse, em Lyon.
Louise Bourrat tinha então 17 anos e outras estórias e restaurantes iriam cruzar-se consigo. Caso do Le Chalet de la Forêt, em Bruxelas, do Mandarin Oriental Hyde Park e do Ours, onde trabalhou com o irmão, Alexis Bourrat, em Londres. Foi na capital britânica que Alexis conheceu a sua futura mulher, Agnes, nascida em Budapeste, mas de nacionalidade inglesa. Um background que cruza geografias e referências, juventude e irreverência, e muita vontade de fazer acontecer.
E aqui chegamos ao começo de uma outra história. A de Alexis e Agnes Bourrat, que decidem abrir em Lisboa o bistrô Boubou’s, petit nom que remete para o apelido da família e que soa acolhedor ao ouvido. Neste “início”, ainda não tinha entrado em cena a “cozinha de autor”. Mas já lá vamos, pois há uma outra estória por contar que, depois, conflui até ao Tejo, a uma das colinas de Lisboa.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com