Um projeto de hidrogénio verde em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, recebeu o estatuto Potencial de Interesse Nacional (PIN).
O VVG Green é um projeto dos espanhóis da DH2 Energy, e consiste numa central de produção de hidrogénio renovável com autoconsumo fotovoltaico com ligação à rede.
Segundo o promotor, na primeira fase, terá uma capacidade de eletrólise de 35 MW e um bloco fotovoltaico de 49 MWp, com a produção a atingir cerca de 1.650 toneladas de hidrogénio renovável.
Mais tarde, o objetivo é expandir a unidade para uma capacidade de 75 MW de eletrólise e 100 MWp de energia fotovoltaica.
“Estamos muito satisfeitos e gratos pelo reconhecimento que advém da atribuição do estatuto de Potencial de Interesse Nacional ao projeto VVR Green da DH2 Energy. Esta iniciativa contribuirá para a descarbonização e revitalização da atividade económica da região”, disse, em comunicado, o diretor da DH2 Energy Portugal, Nuno Gonçalves.
A companhia conta com projetos em Espanha, México e Uruguai, tendo sido uma das vencedoras do primeiro leilão europeu de hidrogénio, o projeto Ysencia em Espanha.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com