[weglot_switcher]

Nordea aumenta ativos ao ficar com a gestão do fundo de pensões de professores da Califórnia

O maior grupo de serviços financeiros da região nórdica, anunciou que o California State Teachers’ Retirement System (CalSTRS), um dos maiores fundos de pensões de reforma do mundo, selecionou a Estratégia Global Stars Equity da Nordea para gerir 450 milhões de dólares em investimentos globais em ações.
9 Setembro 2024, 15h05

A Nordea Asset Management (NAM), gestora líder de investimentos nórdicos, aumenta os ativos sob gestão com um mandato de capital global focado na sustentabilidade, atribuído por um dos principais planos de pensões dos EUA.

Os ativos sob gestão em junho ascendiam a 264 mil milhões de euros.

Agora, a gestora que faz parte do Nordea Group, o maior grupo de serviços financeiros da região nórdica, anunciou que o California State Teachers’ Retirement System (CalSTRS), um dos maiores fundos de pensões de reforma do mundo, selecionou a Estratégia Global Stars Equity da Nordea para gerir 450 milhões de dólares em investimentos globais em ações.

O CalSTRS foi estabelecido por lei em 1913 para proporcionar benefícios de reforma aos professores das escolas públicas da Califórnia, desde o pré-escolar.

A Estratégia Global Stars Equity é gerida pela Fundamental Equities Team da NAM, que é responsável pela família de ações ESG Stars da empresa e pela gama temática sustentável.

“A equipa emprega uma abordagem focada na sustentabilidade que integra os fatores de risco ESG em todas as decisões fundamentais de investimento e trabalha lado a lado com a Equipa de Investimentos Responsáveis da NAM, uma das maiores e mais antigas da Europa”, explica a gestora de ativos que acrescenta que “esta estreita colaboração garante que as empresas são avaliadas quanto às suas contribuições para os objetivos ambientais, sociais e de governação, juntamente com os critérios financeiros tradicionais”.

Além da integração total do ESG, todas as estratégias de ações ESG Stars da NAM estão alinhadas com Net Zero para ajudar os investidores a descarbonizar suas carteiras.

“A Estratégia Global Stars Equity oferece aos investidores uma redução imediata nas emissões de carbono em relação à benchmark – a sua pegada de carbono está atualmente 61% abaixo da Benchmark MSCI ACWI”, lê-se no comunicado.

“Estamos honrados por termos sido selecionados pelo CalSTRS para gerir uma parte de seu portfólio de ações focadas na sustentabilidade por meio da nossa estratégia global de ações Stars”, diz Nils Bolmstrand, CEO da Nordea Asset Management, citado na nota.

“O investimento sustentável é uma parte essencial do nosso ADN nórdico e estamos entusiasmados por apoiar a CalSTRS com a nossa abordagem de investimento distinta para proporcionar retornos com responsabilidade”, acrescenta Bolmstrand.

Por sua vez, Kirsty Jenkinson, Diretora de Investimentos da CalSTRS, fala da expansão do relacionamento com a equipe da Nordea Asset Management.

“A abordagem focada na sustentabilidade da Estratégia Global Stars Equity está estreitamente alinhada com o mandato do portfólio de Estratégias de Investimento e Gestão Sustentáveis. Além disso, a Nordea tem sido um parceiro valioso nos nossos esforços de stewardship focados em cumprir nossa promessa de alcançar um portfólio net zero até 2050 ou antes”, diz  Kirsty Jenkinson.

Desde julho de 2023, o CalSTRS estabeleceu uma parceria com a NAM, numa Iniciativa de Envolvimento crítica que visa incentivar as empresas investidas a aderir à Parceria de Petróleo e Gás Metano 2.0 (OGMP 2.0), uma estrutura fundamental para reduzir as emissões globais de metano.

As empresas-membros comprometem-se a definir metas de emissões de metano alinhadas com uma redução de 45% até 2025 e de 60% até 2030. O compromisso é contínuo.

Até à data, 14 das 65 empresas envolvidas adotaram a OGMP 2.0, após o engagement de investidores que participam na Iniciativa e que inclui 17 proprietários de ativos, um gestor de ativos e um consultor de investimento, representando mais de 3,7 mil milhões de euros em ativos sob gestão.

Como um dos primeiros signatários da Net Zero Asset Managers Initiative, a NAM está comprometida em apoiar a meta de net zero até 2050 ou antes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.